3 principais desafios no armazenamento de dados não estruturados e como resolvê-los

3 principais desafios no armazenamento de dados não estruturados e como resolvê-los

De forma resumida, dados não estruturados são tudo aquilo que não se encaixa nas linhas e colunas ordenadamente organizadas de um banco de dados.

Pode ser um servidor de arquivos que se tornou um repositório para todos os documentos de texto, planilhas e apresentações que sua organização usa ou também pode incluir fotos, vídeos, mensagens de e-mail e muito mais.

Durante anos, os profissionais de TI têm se esforçado para encontrar maneiras de lidar com dados não estruturados. Os três principais desafios que enfrentam são os seguintes:

  1. O grande volume de dados não estruturados continua seu crescimento incontrolável.
  2. Novos tipos de dados não estruturados aparecem o tempo todo. Por exemplo, os arquivos de log dos dispositivos IoT devem ir a algum lugar.
  3. Sem uma maneira de gerenciar melhor e extrair dados não estruturados, eles consomem capacidade de armazenamento sem agregar valor. Geralmente, os sistemas de armazenamento não facilitam a localização de dados não estruturados após o armazenamento.

Como resultado, os fornecedores de TI tentaram ajudar as empresas a entender os dados não estruturados e torná-los mais utilizáveis ​​e valiosos. Estamos vendo os resultados de alguns desses esforços agora.

Os principais desafios no armazenamento de dados não estruturados e como resolvê-los

 

 

 

Abaixo estão algumas abordagens para os desafios não estruturados de armazenamento de dados.

Controlando o volume de dados

Como mencionado, o grande volume de dados é algo que as empresas enfrentam há décadas.

Esse problema não desaparecerá definitivamente, principalmente depois que as organizações passaram a utilizar cada vez mais dados diante das análises, aprendizado de máquina e necessidades de Inteligência Artificial.

O desafio é encontrar uma maneira de escalar continuamente para atender ao “apetite insaciável” por mais dados.

O armazenamento em flash, por exemplo, surge como solução, fornecendo uma infraestrutura em escala personalizada, projetada para suportar o armazenamento de dados não estruturados e lidar com alguns de seus desafios.

Com suporte para protocolos comuns, incluindo NFS, S3 e SMB, o flash pode se adaptar à maioria dos ambientes sem problemas.

Manuseando a grande variedade de dados

Não saber o que há em dados não estruturados também pode representar um enorme risco à segurança.

Existem arquivos que incluem números de cartões de crédito e outras informações de identificação pessoal. Geralmente, não há gerenciamento abrangente e seguro para o que está sendo armazenado. No mínimo, qualquer informação de identificação pessoal deve ser criptografada, mas isso nem sempre acontece.

A solução está nas plataformas de armazenamento secundário que armazenam todos os dados não estruturados, os indexa e identifica problemas.

Através da detecção de padrões, a plataforma localiza, armazena corretamente ou remove arquivos com informações de identificação pessoal sensíveis, o que permite uma maior aderência às melhores práticas e, em muitos casos, aos requisitos de conformidade.

Gerando valor dos dados

Obter informações sobre dados não estruturados requer uma combinação de ferramentas e equipes. Uma pessoa que faz isso sozinha provavelmente não será capaz de resolver todos os desafios de dados de uma organização.

O valor deles pode ser derivado através da mineração ou da inserção de dados não estruturados em fluxos de trabalho que aprimoram os processos e resultados de negócios.

Além disso, um armazenamento de dados de objetos em grande escala na nuvem permite fluxos de trabalho automatizados que abrangem toda a organização, criando um fluxo que mova alguns arquivos de mídia para armazenamento de menor custo, melhor desempenho ou para a ação de uma equipe específica.

Por fim, o desafio em torno dos dados não estruturados é que há muitos deles e que oferecem diferentes tipos de valores para pessoas diferentes de maneiras variadas. 

No geral, muitos desses novos recursos de armazenamento de dados estão focados no gerenciamento de conjuntos não estruturados, particularmente os grandes, no armazenamento secundário.

Eles já nos permitem coletar e explorar informações muito mais valiosas do que nunca. Esses recursos vão convergir para o ponto em que veremos um armazenamento em alta escala, que combina tudo o que as ferramentas primárias e secundárias oferecem hoje independentemente.

Para saber mais como se beneficiar do armazenamento às mudanças nos requisitos de seu negócio, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos de negócio.

Sobre a Service IT

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.