Devido ao aumento da IoT industrial e da IA, o tamanho e a quantidade de dados com os quais as organizações precisam lidar estão aumentando drasticamente. Isso criou a necessidade de sistemas de armazenamento que sejam capazes de lidar com esse aumento na quantidade de dados, permitindo que eles sejam processados em alta velocidade.
O armazenamento de dados de alta performance é sobre isso: um sistema capaz de processar, armazenar e realizar cálculos complexos de grandes quantidades de dados em velocidades muito altas para análise de dados em tempo real e tomada de decisões estratégicas.
Nos últimos anos, graças aos rápidos avanços tecnológicos, esses sistemas modernos de armazenamento modernos têm processos de análise mais rápidos e resultados mais precisos, impactando a forma como os negócios são feitos.
No artigo de hoje, mostraremos 4 vantagens do armazenamento de dados de alta performance para sua empresa!
O que é o armazenamento de dados de alta performance?
O armazenamento de dados de alta performance se tornou possível graças ao HPC, High-Performance Computing, ou computação de alta performance. O HPC se refere à prática de agregar poder de computação de uma forma que entrega muito mais potência do que os computadores e servidores tradicionais.
O HPC permite a solução de problemas e a análise de dados que seriam simplesmente impossíveis, muito demoradas ou caras com computadores padrão. Hoje, o big data apresenta um caso de uso atraente. Um supercomputador pode descobrir percepções em vastos campos de informações, de outra forma impenetráveis.
À medida que tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e imagens 3-D evoluem, o tamanho e a quantidade de dados com os quais as organizações precisam trabalhar estão crescendo exponencialmente. Para muitos propósitos, como transmitir um evento esportivo ao vivo, rastrear uma tempestade em desenvolvimento, testar novos produtos ou analisar tendências de estoque, a capacidade de processar dados em tempo real é crucial.
Baixe gratuitamente o e-book: 5 perguntas sobre Hiperconvergência e Armazenamento que podem definir sobre a adoção da tecnologia
É por isso que hoje as organizações estão movendo cada vez mais as cargas de trabalho para servidores baseados em HPC na nuvem. O HPC na nuvem está mudando o armazenamento de dados porque acelera os tempos de processamento e permite armazenar cargas cada vez maiores.
Quais os benefícios do armazenamento de alta performance?
Anteriormente, os sistemas HPC eram usados por entidades governamentais e instituições acadêmicas para processar e executar grandes volumes de dados. No entanto, mais empresas estão configurando sistemas HPC para aumentar a velocidade de processamento e atender às demandas do século 21.
Veja abaixo os benefícios que essas empresas estão colhendo para o seu armazenamento:
1. Maior velocidade de resposta
Os consumidores querem ser bem atendidos e querem agora. O avanço das tecnologias móveis criou uma ferocidade por informação nunca antes vista, fazendo com que o público passasse a exigir respostas cada vez mais rápidas e eficientes. Isso impactou fortemente o mundo dos negócios.
O aumento da concorrência também colocou um novo grau de pressão sobre as empresas: responda seu consumidor rapidamente ou veja ele migrar para o concorrente mais próximo. A boa notícia é que o armazenamento de dados de alta performance chegou para solucionar justamente esse problema.
A principal vantagem dos sistemas HPC está ligada ao tempo de processamento dos dados. A maior velocidade permite que empresas processem informações, executem análises e resolvam equações complexas em poucos segundos. Isso, por sua vez, permite atender o consumidor exatamente no ponto de sua necessidade. Em setores competitivos, o acesso rápido aos dados pode dar uma grande vantagem competitiva.
2. Redução de custos
A capacidade de processamento de dados está intrinsecamente ligada à produtividade da empresa. Ao serem capazes de entregar resultados mais rápidos, portanto, elas podem economizar custos fazendo mais em menos tempo. Isso faz uma grande diferença nas margens de lucro da organização.
Embora haja um investimento inicial no sistema, os benefícios de processamento e produtividade podem frequentemente compensar as despesas de configuração. Além disso, os HPCs aumentam a sua capacidade interna de analisar dados sobre o desempenho da sua rede. Isso possibilita, por exemplo, que pontos fracos sejam identificados e remediados na sua infraestrutura, traduzindo-se em mais economia de custos.
3. Acesso à melhor tecnologia
O mundo da tecnologia muda muito rapidamente. Mesmo se o data center da sua instituição estava executando os processadores, armazenamento e rede mais recentes quando você investiu em seu hardware, isso pode ser substituído por uma nova tecnologia muito rapidamente.
Usar um modelo de armazenamento de dados de alta performance pode dar a você acesso mais rápido à mais recente tecnologia de servidor fornecida pelos melhores componentes da classe, para que você sempre saiba que está operando com o que há de mais moderno possível.
4. Aplicações diversas
Como contamos, antes de chegar às empresas, os supercomputadores eram utilizados por entidades governamentais — e há um motivo para isso. Hoje, essas entidades entendem que dependem dos dados para prosperar, e o mesmo vale para o mundo dos negócios.
Os sistemas de armazenamento de dados de alta performance permitem produzir insights a partir dos dados em taxas nunca antes vistas. E isso não é mais exclusividade de nenhum setor. Seja implantado no local, nuvem ou na borda, os HPCs podem ser usados para:
- Laboratórios de pesquisa. O armazenamento de alta performance é usado para ajudar os cientistas a encontrar fontes de energia renovável, prever e rastrear tempestades e criar novos materiais;
- Mídia e entretenimento. O HPC também permite editar filmes, renderizar efeitos especiais e transmitir eventos ao vivo em todo o mundo com baixa latência;
- Mercado financeiro. O armazenamento de alta performance permite detectar fraudes de cartão de crédito, fornecer suporte técnico autoguiado e melhorar os serviços ofertados
- Compras e logística. O HPC é usado para rastrear tendências de estoque em tempo real e automatizar a negociação.
Além de tudo isso, o HPC pode ser usado no lançamento de produtos em qualquer indústria, permitindo que simulações e cenários de teste sejam criados sem que isso impacte as linhas de produção.
As principais empresas estão se tornando cada vez mais inovadoras apostando em seus sistemas de armazenamento de dados de alta performance para gerenciar suas cargas de trabalho.
E você, vai ficar de fora? Entre em contato com a Service IT e veja como podemos ajudá-lo!