No passado, as empresas escolhiam entre dois tipos distintos de nuvem: uma nuvem pública, que rodava fora do local, ou uma nuvem privada, que rodava fisicamente no local. Hoje em dia, o ambiente de nuvem tornou-se muito mais complexo, com a nuvem híbrida – ou cloud híbrida – trazendo uma alternativa interessante, e que oferece o melhor dos dois mundos.
Na prática, a cloud híbrida é uma resposta do mercado à necessidade de ter um grau a mais de personalização nos serviços de computação na nuvem. E os dados comprovam seus benefícios: de acordo com o NTT 2021 Hybrid Cloud Report, 60,9% das organizações em todo o mundo já estão usando (ou testando) a nuvem híbrida, com mais 32,7% dos entrevistados planejando implementar uma solução híbrida dentro de 1 a 2 anos.
Quer entender quais são as razões para sua empresa investir em cloud híbrida? Confira logo a seguir!
O que é cloud híbrida?
Uma solução de cloud híbrida é aquela que combina infraestrutura de nuvem privada com um ou mais serviços de nuvem pública. As nuvens híbridas também podem incluir infraestrutura local e data centers, infraestrutura de colocation e serviços de hospedagem de dados.
Um recurso que caracteriza os sistemas de cloud híbrida é que eles permitem a portabilidade de dados e a orquestração de aplicativos em vários ambientes de computação. As soluções de nuvem híbrida capacitam as organizações empresariais a coordenar cargas de trabalho entre ambientes conectados e processos em vários aplicativos, exercendo maior controle e governança sobre os sistemas e recursos de TI.
Por que investir em cloud híbrida?
1. Atenda às altas demandas de serviço
A tecnologia de cloud híbrida ajuda as organizações a satisfazerem os períodos de alta demanda por aplicativos ou serviços sem os custos de provisionamento excessivo de seus próprios data centers para os picos de demanda.
Ou seja, você pode configurar seus aplicativos que normalmente são executados na nuvem privada ou local para utilizar a nuvem pública durante os momentos de excesso de demanda, quando recursos de computação adicionais para fornecer a capacidade são necessários e garantir a satisfação do cliente.
Esse processo, chamado de bursting cloud, é especialmente útil para setores e organizações que veem flutuações regulares em sua demanda por dados e serviços de aplicativos. Por exemplo, aplicações financeiras experimentam picos de demanda no final de cada trimestre e durante a temporada de impostos. Outro exemplo é o setor de varejo, quando eventos sazonais como Natal e Black Friday resultam em maiores volumes de tráfego da web e mais compras.
2. Torne dados e aplicativos acessíveis para funcionários remotos
Os dados e aplicativos hospedados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar do mundo por membros de sua organização com a autorização apropriada. Em contraste, os dados e aplicativos armazenados em data centers locais podem ser difíceis de acessar ou apresentar atrasos inaceitáveis para outras regiões.
As organizações com soluções de cloud híbrida podem aproveitar sua infraestrutura para fornecer aos funcionários acesso remoto a dados e aplicativos baseados em nuvem e no local.
3. Melhore a segurança dos dados e proteja os dados confidenciais
As soluções de cloud híbrida oferecem às organizações uma maior flexibilidade no que diz respeito à proteção de seus dados. As empresas podem armazenar seus dados mais confidenciais em data centers locais, dificultando os ataques de agentes mal-intencionados. Ao mesmo tempo, podem usar o armazenamento em nuvem pública para processar e analisar dados menos confidenciais de maneira fácil e rápida.
4. Aumente a escalabilidade das operações
Os provedores de serviços de nuvem pública tornaram os recursos de armazenamento e computação de dados acessíveis em escala para as empresas. As organizações podem dimensionar suas operações conforme a necessidade e evitar despesas desnecessárias, requisitos de gerenciamento e sobrecarga técnica associada à construção ou expansão de data centers locais.
5. Facilite a recuperação de desastres e a continuidade dos negócios
As organizações que usam a nuvem híbrida estão desenvolvendo aplicativos portáteis que podem ser executados tanto na infraestrutura local quanto na nuvem pública. Esses apps oferecem uma vantagem competitiva significativa quando a organização passa por uma interrupção do serviço e deve executar sua estratégia de recuperação de desastres para manter a continuidade dos negócios e evitar o tempo de inatividade não planejado – que poderia afetar negativamente a experiência do cliente.
6. Reduza gastos com TI
Reduzir os gastos está entre os principais objetivos estratégicos que impulsionaram a adoção da cloud híbrida nos últimos anos.
As organizações que dependem de infraestrutura local e data centers precisam de servidores suficientes para atender às expectativas do cliente durante os horários de pico de uso. Uma organização pode investir em 500 servidores para acomodar a demanda de pico, mas requer apenas 200 durante os períodos de demanda normal. Comprar para demanda de pico resulta na subutilização dos recursos de TI e gastos ineficientes.
Em contraste, uma organização com recursos de cloud híbrida pode investir em apenas 200 servidores e contar com fornecedores de nuvem pública para fornecer recursos adicionais durante os horários de pico de demanda. Como resultado, essas organizações se beneficiam de taxas de utilização mais altas para recursos de TI, custos mais baixos e gastos de TI mais eficientes.
Você já conhecia todos esses benefícios de investir em cloud híbrida? Uma ótima forma de implementar essa tecnologia na sua empresa é usando os servidores POWER10 – que são projetados para agilidade de negócios, proteção de dados e desempenho incomparável para uma experiência sem atritos em cloud híbrida. Visite nossa página e descubra como podemos ajudá-lo na implementação!