Com a melhoria da infraestrutura de TI das empresas, as ameaças relacionadas aos dados também estão em alta, o que exige soluções de segurança avançadas em relação às tradicionais. Com essa tendência ganhando força no mercado, as empresas começaram a investir seus recursos no aprimoramento de suas ofertas de segurança avançada.
Em resposta à crescente sofisticação e consequências devastadoras dos ataques cibernéticos, as empresas gradualmente migram sua estratégia de segurança cibernética das soluções de segurança no local e dos MSSPs para o modelo de Segurança como Serviço (SECaaS).
Basicamente, o conceito de SECaaS consiste em um provedor de nuvem terceirizado que assume a responsabilidade pelo desenvolvimento e manutenção da estratégia de segurança cibernética de uma empresa.
Para se ter uma ideia do crescimento do mercado SECaaS, em 2018, o mercado global de Segurança como Serviço foi avaliado em US$ 6,91 bilhões de dólares e tem a previsão de chegar em 2024 no valor global de US$ 16.92 bilhões de dólares.
SECaaS: maior experiência em segurança do que normalmente disponível em uma organização
Antes de passar para o modelo de segurança cibernética SECaaS, é essencial que sua equipe de operações de TI faça a devida diligência e leve uma série de fatores em consideração.
Mesmo com a série de benefícios, a falta de cuidados pode levar ao fracasso da implementação do SECaaS e pode colocar a rede da sua empresa em risco de comprometimento. Sete fatores principais devem ser levados em consideração antes da transição para o modelo de cibersegurança SECaaS.
1. Experiência
Um dos principais motivos pelos quais as empresas mudam para a Segurança como serviço é a falta de pessoas com o conjunto certo de habilidades e experiência em segurança cibernética.
Com a SECaaS, o provedor de serviços é responsável por empregar profissionais com o conhecimento correto e conjunto de habilidades de segurança cibernética. Como gestor de uma empresa, é importante avaliar o conjunto de habilidades do provedor de serviços antes de tomar uma decisão.
A empresa deseja garantir que o provedor de serviços tenha as habilidades necessárias para atender às suas necessidades de negócios.
2. Requisitos de segurança
Uma tarefa inicial que deve ser feita antes de procurar um provedor de segurança em nuvem é fazer uma análise completa da rede de sua empresa para determinar a natureza e também a extensão da segurança cibernética necessária.
Diferentes empresas têm necessidades de segurança diferentes e os vários provedores de segurança cibernética têm seus diferentes pontos fortes e fracos. Conhecer as necessidades de segurança cibernética de sua empresa ajudará na decisão de um provedor de segurança cibernética em nuvem a ser usado.
No final do dia, você deseja escolher um provedor cujos serviços atendam aos seus requisitos de segurança.
3. Acordo de Nível de Serviço (SLA)
O SLA é um documento que detalha as expectativas do provedor de segurança em nuvem ao fornecer o serviço de segurança cibernética, abordando o tipo de serviço de segurança cibernética esperado, suporte disponível, tempo de resposta esperado a incidentes, taxas de serviço e consequências para não conformidade, entre outros.
O SLA deve ser examinado meticulosamente para garantir que você esteja confortável com as expectativas do provedor de serviços antes de assumir qualquer forma de compromisso.
4. Certificação e conformidade
Alguns setores têm requisitos regulamentares que ditam o gerenciamento e armazenamento de dados. Um exemplo de tal regulamento é a LGPD, que determina a privacidade e a segurança das informações dos clientes.
Outro padrão regulatório é PCI-DSS, que orienta o armazenamento e manuseio dos cartões de crédito e débito dos clientes. Antes de escolher um provedor de segurança cibernética na nuvem, é necessário verificar se o provedor atendeu a todos os requisitos regulatórios necessários para o seu negócio.
5. Monitoramento de ameaças e resposta a incidentes
Saber como sua rede será monitorada quanto a ameaças é essencial antes de escolher um provedor de segurança cibernética na nuvem. De forma ideal, o provedor selecionado deve ter um sistema de monitoramento de ameaças robusto executado 24 horas por dia.
Isso garante que as ameaças sejam detectadas precocemente, antes que qualquer dano significativo à rede ocorra. Além disso, também é necessário saber quais medidas devem ser implementadas no caso de uma ameaça detectada ou comprometimento da rede, quem será notificado e quais medidas serão tomadas para conter a propagação.
6. Gerenciamento de identidade e acesso (IAM)
Controlar quem tem acesso a áreas específicas de sua rede, bem como quais direitos os usuários têm, é um componente essencial de uma estratégia de segurança cibernética eficaz.
É importante revisar sua política de IAM para garantir que ela esteja atualizada antes de escolher seu provedor de segurança cibernética em nuvem. Sua política de IAM será o guia usado pelo provedor selecionado para conceder aos usuários acesso e direitos ao seu sistema.
Não ter uma boa política em vigor pode fazer com que alguns usuários tenham direitos ou acesso inadequados, colocando assim o seu sistema em risco.
7. Estratégia de gerenciamento de risco
Uma estratégia de gerenciamento de risco detalha as medidas tomadas para minimizar as ameaças à sua rede. Entre outras coisas, descreve medidas para diminuir a superfície de ataque da rede, reduzindo assim o risco de comprometimento da rede.
Ele também aborda como as atualizações são realizados para garantir que os controles de segurança mais recentes estejam sempre em vigor. É importante escolher um provedor de segurança cibernética em nuvem com uma boa estratégia de gerenciamento de risco.
Na Service IT, temos as habilidades e conhecimentos necessários para desenvolver uma solução de segurança cibernética baseada em nuvem para o seu negócio. Para obter mais informações sobre nossos serviços, entre em contato conosco agora mesmo.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago e Miami, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.