A Transformação Digital refere-se à adoção de processos, ferramentas digitais e infraestrutura tecnológica para atingir objetivos estratégicos de negócios. É um processo complexo que representa uma enorme mudança cultural.
O digital transformou a forma como compramos, ouvimos música, lemos as notícias, marcamos consultas com dentistas etc. Portanto, para acompanhar as expectativas dos clientes e os concorrentes, as empresas também precisam evoluir constantemente.
No entanto, de acordo com o IDG, 89% das empresas planejam adotar uma estratégia digital, mas apenas 44% delas realmente a fizeram. Se sua empresa está entre os 56% presos na fase de planejamento (ou pré-planejamento), não se preocupe, você não está sozinho.
A reformulação da arquitetura de TI faz parte das etapas para Transformação Digital
Basicamente, podemos definir seis etapas para a Transformação Digital que sua empresa deve executar para progredir para uma estrutura tecnológica de inovação e para a execução prática.
Etapa 1: identifique seus objetivos de transformação
À medida que você avança da estratégia para a execução, é importante que a estratégia estabeleça os objetivos principais em termos de resultados do negócios-alvo. Os negócios digitais costumam ser discutidos apenas a partir da lente da experiência digital do cliente, mas isso é apenas uma parte da história, embora seja uma parte vital.
Toda organização terá um conjunto diferente de objetivos transformacionais, com prioridades diferentes, mas este é um primeiro passo vital para o alinhamento organizacional.
Etapa 2: estude a estrutura de apoio tecnológica no mercado
O próximo passo é estar ciente das necessidades e buscar as empresas que possam servir de suporte à mudança que está por vir. Para entrar na próxima onda de inovação e mudança, é preciso buscar parceiros de tecnologia, o que inclui facilitadores para processos de automação inteligente, colaboração homem-máquina e, claro, segurança cibernética.
A segurança cibernética avançada, por exemplo, é um facilitador essencial, porque quando as tecnologias emergentes não são seguras desde o início, elas criam atrasos na realização de todos os benefícios comerciais, à medida que as organizações lutam para implementar controles de segurança apropriados.
Etapa 3: visualize a futura plataforma para negócios digitais
Em termos de arquitetura, esses facilitadores de tecnologia podem ser utilizados para montar um ecossistema de plataformas altamente virtualizado e distribuído com serviços sob demanda.
Com base na sua perspectiva, você selecionará combinações dessas poderosas tecnologias para alcançar os resultados comerciais pretendidos, como melhorar a experiência digital do cliente, aprimorar o local de trabalho, transformar processos de negócios, otimizar a infraestrutura com Processadores escaláveis Intel® Xeon®, simplificar o gerenciamento e implementar uma postura adaptativa de defesa da segurança cibernética.
Etapa 4: Domine o ciclo de vida dos serviços digitais
O próximo passo para a TI é considerar o “como” e o “o quê”. Não é mais suficiente ter um conjunto inovador de produtos ou serviços, você precisa ser um mestre em como projetar, desenvolver, implantar, gerenciar e evoluir continuamente seus serviços digitais.
O domínio do ciclo de vida dos serviços digitais se tornará uma competência essencial para as organizações aumentarem seus negócios e criarem uma vantagem competitiva sustentável nos próximos anos.
Etapa 5: organizar a inovação nos negócios digitais
Depois de estabelecer a arquitetura tecnológica para os negócios digitais, as organizações devem selecionar o subconjunto apropriado de blocos de construção, ou seja, tecnologias disruptivas e facilitadoras, com base em seus resultados comerciais específicos.
Em vez de usar uma plataforma monolítica que integra tudo, a futura plataforma consistirá em um ecossistema de serviços altamente virtualizado e distribuído, dos melhores fornecedores da categoria.
Etapa 6: execute uma jornada ágil para a plataforma futura
Finalmente, ao fazer a jornada para esta nova plataforma, é importante ter em mente que vivemos em um mundo híbrido de TI. As organizações precisam seguir a jornada para a plataforma futura, enquanto suportam e mantêm seus aplicativos e infraestrutura existentes.
Embora alguns elementos possam ser aposentados ou modernizados, outros podem precisar coexistir e ser integrados à nova plataforma.
Transformação digital requer uma base sólida de monitoramento
Transformação digital não é algo em que você apenas aciona a alavanca em um dia e, em seguida, se transforma. É um processo estratégico e gradual que requer planejamento e tecnologia de suporte.
Para obter todos os benefícios da Transformação Digital, você precisa monitorar as métricas de negócios juntamente com o desempenho da sua tecnologia. Tão importante quanto entender o que está acontecendo durante essa fase de grandes mudanças, você precisa combinar os dois conjuntos de dados em um único painel para monitoramento.
Para se ter uma ideia, se as operações de negócio estiverem lentas, você poderá perder dinheiro enquanto a disponibilidade do site estiver em 100% e não suspeitar que algo esteja errado.
O monitoramento das transações através da estrutura de tecnologia pode informar o que realmente está acontecendo e o que você precisa saber. Se os clientes interrompem o processo de compra, por exemplo, por que o fizeram? Algo falhou? O aplicativo travou ou parou? O checkout não funcionou?
Monitorar aplicativos e serviços essenciais para os negócios reúne dados sobre todas as partes da rede em uma visão completa da infraestrutura do aplicativo. Essa visibilidade da infraestrutura existente permite que uma empresa entenda o consumo de cada aplicativo e avalie o crescimento da base de usuários, o consumo de recursos e muito mais.
Uma empresa pode tomar decisões com base em informações em tempo real que serão determinantes para o sucesso da Transformação Digital, ocorrida em sua empresa e em seu negócio, agora digital.
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