As atualizações regulares de software e hardware fazem todo sentido quando se fala de áreas vitais da organização, a exemplo do financeiro, operacional e proteção de dados e privacidade.
As organizações são mais produtivas graças à maior confiabilidade dos sistemas que utiliza. Negligenciar a atualização regular do data center pode custar às empresas tempo, dinheiro, desempenho dos negócios e credibilidade.
De acordo com o Uptime Institute, o custo de interrupções não planejadas aumentou para US$ 8.851 por minuto com erros de software, causando mais de um quarto de todas as paralisações.
As atualizações do data center permitem que os administradores economizem tempo e esforço dos recursos em virtude do seu trabalho preventivo e proativo, ao contrário de reagir a problemas e tempo de inatividade causados por interrupções, a exemplo de bugs do sistema e incidentes de segurança.
Além disso, a manutenção preventiva de seu data center também aumenta a produtividade e a satisfação no trabalho dos administradores de TI e dos demais funcionários que precisam de uma infraestrutura tecnológica adequada para garantir suas atividades operacionais.
Os sistemas de rede otimizados permitem, por exemplo, que a empresa desfrute de custos mais baixos de tecnologia ao longo do tempo e os administradores de TI podem aumentar a eficiência do gerenciamento de data center, o que fornece uma melhor orientação para o planejamento e os investimentos a serem feitos em TI.
Mas como garantir um trabalho preventivo e proativo no data center que possa garantir a alta disponibilidade do ambiente de produção? Para responder a essa pergunta, criamos um checklist com 5 etapas principais.
5 etapas para garantir um data center operacional e protegido
1. Defina a equipe especializada com as atualizações do data center
A primeira etapa consiste em designar as equipes ou funcionários especializados para lidar com as atualizações de forma proativa e organizada, para que o ambiente de produção não seja afetado negativamente.
A organização das atividades de atualização entre os membros da equipe também aproveita o conjunto de habilidades e a experiência de cada pessoa, ao mesmo tempo em que oferece a chance de expandir seu conhecimento em áreas relacionadas.
2. Realize a documentação de todo o processo
Documentar sempre, essa deve ser a palavra de ordem em seu processo de atualização do data center.
A segunda etapa significa documentar qualquer agenda de atualização, processos, procedimentos e opções de solução de problemas para toda a equipe. Isso garante que todos os administradores entendam o escopo e a linha do tempo da atualização e possam notificar as partes interessadas apropriadas.
3. Mantenha a capacitação da equipe em dia
O terceiro passo é treinar a equipe em quaisquer procedimentos de atualização. Os procedimentos detalhados identificam possíveis lacunas ou obstáculos antes de realizar as atualizações no ambiente de produção.
Ele também prepara os administradores para as tarefas específicas que eles farão durante a atualização, isso garante também que eles estejam familiarizados com o fluxo de trabalho e estejam cientes de possíveis problemas.
As prioridades podem mudar dependendo do tipo de infraestrutura e ter uma equipe pronta para qualquer mudança é vital para o seu processo de atualização do data center.
4. Garanta a comunicação durante todo o processo
A quarta etapa é verificar novamente se as partes interessadas corretas estão listadas na documentação da atualização.
Atualizações diferentes requerem procedimentos e notificações específicas e dependem do nível de envolvimento das partes interessadas com o software atualizado e de como isso afeta o trabalho deles.
Por exemplo, as atualizações de aplicativos de rede têm um conjunto diferente de partes interessadas do que uma atualização de software crítica para os negócios.
5. Faça a validação e verificação de todo o seu processo
Por fim, a etapa final do seu processo de atualização do data center é testar e monitorar o sistema atualizado.
Isso pode incluir aplicativos de monitoramento automatizados que alertam os administradores sobre problemas durante e após a atualização, além de monitoramento manual do desempenho do software.
Para atualizações críticas de software, os administradores de TI devem realizar procedimentos de teste e monitoramento do usuário final. É possível que uma atualização pareça boa no back-end, mas não funciona para usuários finais.
Garanta um processo contínuo de melhoria
Após uma atualização, os administradores devem verificar todas as principais funcionalidades e operações dos softwares e sistemas afetados.
Essa tarefa sozinha pode ser árdua, dependendo do número de aplicativos que estão sendo atualizados a qualquer momento. Adicione, por exemplo, os requisitos de conformidade de segurança para senhas e outras credenciais de logon, para garantir que os usuários estejam acessando as soluções em produção.
Os administradores podem configurar uma ferramenta de atualização automatizada para garantir e rastrear alterações necessárias do sistema, e assim ganhar em produtividade, porém realizar uma operação manual pode garantir que o processo de atualização do data center aconteça de forma controlada e segura, principalmente para sistemas considerados críticos.
Quais etapas você inclui em seus processos de atualização do seu data center?
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.