5 vantagens estratégicas do armazenamento em nuvem

5 vantagens estratégicas do armazenamento em nuvem

Ao consolidar uma mudança para uma arquitetura de nuvem ou em várias nuvens, os gestores de TI devem associar os benefícios do armazenamento em nuvem combinado com a migração para essa nova estrutura.

Para se ter uma ideia, os sistemas tradicionais de armazenamento de dados têm limites de capacidade, enquanto os serviços de armazenamento em nuvem oferecem escalabilidade mais eficiente e ágil.

Além disso, o armazenamento na nuvem permite que os administradores aproveitem a multilocação e evitem as dores de cabeça associadas às migrações de dados.

Vantagens estratégicas do armazenamento em nuvem

Separamos uma lista de cinco vantagens do armazenamento em nuvem e de que forma ele ajuda os usuários a combater alguns problemas comuns de TI.

1. Escalabilidade

 

 

 

Os sistemas de armazenamento tradicionais e suas variações de armazenamento em expansão têm limites rígidos de capacidade, desempenho e, no caso de NAS (Network-Attached Storage), arquivos e objetos.

Como resultado, mais sistemas de armazenamento são implantados como escalas de dados. Esses sistemas exigem mais backups, arquivamento de dados, tarefas de gerenciamento e equipe.

O armazenamento em nuvem não precisa de um espaço único ou agregado que gerencie todos os dados.

Em vez disso, ele usa uma gestão mais flexível de elementos de dados individuais que controlam seu próprio destino. Isso elimina a necessidade de uso de cache em todo o sistema, a necessidade de cada nó estar ciente dos objetos que outros nós possuem e o conceito de propriedade de uma parte de dados por um nó físico.

2. Flexibilidade

Metadados limitados são uma desvantagem da maioria dos sistemas de armazenamento. É verdade que os sistemas NAS têm mais metadados que os sistemas SAN (Storage Area Network) ou DAS (Direct-attached storage), mas ainda são limitados. A escassez de metadados limita o que pode ser automatizado.

Aqui, novamente, as vantagens da computação em nuvem e do armazenamento em nuvem entram em jogo.

O armazenamento na nuvem permite muito mais metadados e um controle personalizado dos dados para funções específicas do negócio e do sistema.

Por sua vez, os dados podem ser manipulados com base em políticas e redimensionados em regras. Essas regras automatizam muitas tarefas tradicionais intensivas manualmente, como armazenamento em camadas, segurança, migração, redundância e exclusão.

3. Multilocação

Os sistemas de armazenamento tradicionais e seus derivados em expansão nunca foram projetados para multilocação.

Uma vantagem significativa do armazenamento em nuvem é que os metadados fornecem camadas de segurança sem precedentes. Cada objeto ou arquivo funciona como instâncias de dados autônomos, com uma ampla variedade de políticas de acesso controlado e restrito para partes distintas. A criptografia integrada é fornecida durante o uso e repouso de dados.

4. Sem migrações de dados disruptivas

Sempre que os sistemas de armazenamento são atualizados, os dados devem ser migrados. Este é um processo demorado e caro. As migrações de dados geralmente duram um longo período, durante os quais os dois sistemas devem ser alimentados, atualizados e, é claro, pagos.

Como se baseia no armazenamento de objetos, uma das vantagens da nuvem é que ela elimina migrações interrompidas resultantes de ciclos de atualização de tecnologia, tornando uma tarefa on-line fácil.

Isso é feito adicionando novos nós, como SSDs, ao sistema. Esses nós são imediatamente descobertos e usados, enquanto os nós antigos são retirados sempre que necessário.

Os dados que estavam nos nós “aposentados” são simplesmente recriados em outro lugar. Isso remove o tempo de inatividade e a correção do servidor do processo de atualização.

5. Redução de custos de recuperação de desastres

Os custos associados à recuperação de desastres (DR) e aos planos de continuidade de negócios são um desafio para a maioria das empresas e seus departamentos de TI.

Isso ocorre porque as licenças de sistemas e software geralmente precisam ser replicadas em outro data center. Muitas organizações têm planos de recuperação de desastres que exigem um local remoto para espelhar sua estrutura de armazenamento.

Você pode ver com que facilidade os custos podem dobrar ou triplicar. O armazenamento em nuvem altera completamente a equação de DR, porque não são necessários centros de dados adicionais.

Dados e aplicativos podem ser replicados automaticamente de uma nuvem privada para uma nuvem pública ou para várias nuvens por uma fração do orçamento necessário para construir ou alugar outro data center. Este é um recurso inerente de armazenamento em nuvem.

Esse modelo tem vantagens, mas também existem desafios. No entanto, quando são consideradas as cinco vantagens de armazenamento em nuvem discutidas neste artigo, é fácil ver por que uma estratégia em nuvem ou em várias nuvens é mais eficaz do que as ofertas tradicionais nos ambientes de armazenamento atuais.

Para saber mais como se beneficiar do armazenamento em nuvem respondendo rapidamente às mudanças nos requisitos de seu negócio, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos de negócio.

Sobre a Service IT

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.