Apesar do gerenciamento de TI, o que inclui constantes mudanças de jogo e desafios que geram algumas dores de cabeça ao time de TI, estimar as necessidades do data center da sua empresa é apenas uma etapa importante para alcançar a melhor combinação entre servidores e armazenamento.
Hoje, não é mais suficiente apenas prever demandas. No ambiente emergente do data center, os “planejadores” de capacidade de dados sabem que as necessidades de negócios flutuam.
É importante que eles entendam que amplos recursos de computação ajudam a manter as operações fluidas, para que modificações rápidas na computação não sejam apenas possíveis, mas diretamente atingíveis pela sua empresa.
Felizmente, existem práticas que os times de TI responsáveis pelo data center podem implementar para otimizar o uso de servidores e melhorar a capacidade de armazenamento em um data center.
Expandir a capacidade de armazenamento evita falhas de aplicativos e mantém o desempenho do data center
Quando ocorrem falhas de armazenamento, as organizações devem liberar espaço imediatamente e reavaliar seu uso e a capacidade do data center para evitar falhas futuras. A falta de capacidade de armazenamento pode levar a falhas de aplicativos e dispendiosas interrupções no serviço.
Uma correção de curto prazo para o esgotamento dessa capacidade é transferir dados menos utilizados para a nuvem.
Assim, os administradores de TI podem armazenar dados na nuvem para liberar espaço até aumentar sua capacidade local. A migração de dados duplicados e redundantes para a nuvem libera espaço valioso para aplicativos de missão crítica.
Outra opção é impedir a proliferação futura de arquivos duplicados, antigos ou desnecessários que geralmente são compartilhados, modificados, armazenados em backup, arquivados e redistribuídos. Para evitar isso, os administradores devem limitar quaisquer cópias compartilhadas de dados entre ambientes.
Se uma organização deve compartilhar um conjunto de dados em vários ambientes, como produção, controle de qualidade e desenvolvimento, pode ser benéfico manter os dados originais em um disco e usá-los no ambiente de produção.
Os administradores podem usar uma cópia desses dados como a principal fonte para outros ambientes.
Planejamento de longo prazo é fundamental para ampliar a capacidade de armazenamento do data center
Muitas organizações devem adicionar mais discos para aumentar a capacidade, mas existem algumas ações de longo prazo que podem impedir a escassez recorrente de armazenamento.
Os administradores devem monitorar seus data centers para garantir que eles adicionem unidades que atendam às suas necessidades de espaço, desempenho e escalabilidade e devem observar seus requisitos de armazenamento em camadas.
O monitoramento também permite que uma organização obtenha informações sobre a utilização dos recursos de armazenamento. Depois de instalar uma ferramenta de monitoramento, os administradores devem continuar a usá-la, para alertá-los quando as capacidades de armazenamento estiverem baixas.
Com isso, os gerentes devem decidir que tipo de dispositivos de armazenamento sua organização precisa. A maioria dos aplicativos não precisa de uma unidade de estado sólido de última geração.
Muitas vezes, a necessidade é apenas de uma unidade de disco rígido tradicional para que eles funcionem corretamente, além de economizar dinheiro e oferecer maior espaço de armazenamento.
Outras alternativas de longo prazo para a capacidade de armazenamento do data center incluem desduplicação de dados e provisionamento dinâmico
A desduplicação elimina dados redundantes. Apenas uma instância dos dados é armazenada em um disco. Já a desduplicação pós-processamento remove os copiados após a classificação.
Dados redundantes são substituídos por um caminho que aponta para os originais. A eliminação de duplicação geralmente está disponível como um recurso nativo de matrizes de armazenamento modernas, mas os administradores podem implementá-la em diferentes recursos após a compra de uma ferramenta de deduplicação.
O provisionamento dinâmico aloca armazenamento em disco com base no espaço mínimo exigido por cada aplicativo, enquanto o provisionamento tradicional aloca a quantidade total que um aplicativo pode precisar ao longo do tempo.
Como a forma dinâmica aloca apenas a quantidade que um aplicativo precisa executar, os administradores devem adicionar mais armazenamento físico ao longo do tempo, de forma gerenciada, eficiente e conforme a demanda.
Desta forma, ele deixa um pouco de espaço livre inicialmente, mas é uma medida para economizar dinheiro, ao invés de aumentar a capacidade do data center enquanto não existe a carga de dados que justifique o investimento.
E você, como lida com a escassez de armazenamento em seu data center?
Para saber mais como obter a melhor combinação de servidores e armazenamento em seu data center, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos de negócio.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.