Buscar a agilidade dos negócios para impactar verdadeiramente a transformação dos negócios exige a adoção da TI como uma competência essencial. Ter a infraestrutura de TI mais atualizada para suportar a escala e a complexidade de um cenário de aplicativos em mudança é crucial para isso.
No entanto, de acordo com a pesquisa feita pela Dell EMC/Forrester, quase 40% dos servidores atualmente implantados em data centers corporativos têm mais de três anos de uso, um período que muitos especialistas do setor afirmam ser é muito longo.
O hardware de servidor tem sido o coração dos data centers modernos desde o início. Dessa forma, os tomadores de decisão de TI concordam que manter um ambiente de servidor saudável é uma responsabilidade crítica da TI.
Além disso, as empresas devem defender essa condição de modernidade atualizando a infraestrutura do servidor e melhorando seus processos de gerenciamento de TI. Aqueles que o fazem impulsionam a inovação nos negócios e proporcionam experiências superiores aos clientes com tecnologia de negócios rápida, segura e confiável.
Servidores modernos oferecem produtividade, inovação e experiência do cliente
A Dell EMC/Forrester realizou uma pesquisa on-line com 508 tomadores de decisão em tecnologia de infraestrutura de TI em empresas com 100 ou mais funcionários, em sete países do mundo, para explorar esse tema.
O fato é que, embora as empresas estejam adicionando capacidade do data center para suportar cargas de trabalho de tecnologia emergentes, elas mantêm servidores antigos por mais tempo do que deveriam.
As principais conclusões do estudo mostra a importância de investir em servidores modernos, gerando muitos benefícios comerciais e técnicos.
Os servidores não estão sendo atualizados com rapidez suficiente
As empresas estão adicionando capacidade para suportar cargas de trabalho emergentes, mas mantêm o hardware antigo por quatro anos, em média, o que é mais longo do que o ideal.
A principal conseqüência é falta de agilidade e necessidades de negócios não atendidas. Além disso, a infraestrutura envelhecida e o progresso limitado na adoção da tecnologia estão impedindo as organizações de TI de atender às necessidades de negócios.
O resultado? Atualizações de aplicativos demoradas, desempenho de aplicativos que não atendem às necessidades do usuário final e infraestrutura que não pode suportar efetivamente cargas de trabalho emergentes, como inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Seguindo o caminho contrário, muitas empresas estão colhendo benefícios com a adoção de servidores modernos. Os benefícios técnicos incluem maior confiabilidade, desempenho, velocidade e escalabilidade. Mais importante, os benefícios comerciais incluem maior produtividade dos funcionários, inovação comercial e experiência do cliente.
As empresas com uma abordagem modernizada de sua infraestrutura estão investindo em tecnologias emergentes em um ritmo mais rápido do que as empresas “envelhecidas”. Como resultado, eles estão obtendo benefícios melhores de seus investimentos em servidores e fornecendo aplicativos que atendem melhor às necessidades do usuário final.
Infraestrutura moderna oferece suporte a aplicativos seguros, rápidos e confiáveis que impulsionam a inovação nos negócios
Quase metade dos entrevistados durante a pesquisa Dell EMC/Forrester Consulting, (47%), atribuiu à implementação de servidores modernos a maior confiabilidade dos sistemas.
Quase 40% também citaram o desempenho aprimorado dos aplicativos, atualizações e implantações mais rápidas como benefícios. Recursos de gerenciamento aprimorados e maior confiabilidade ajudaram as organizações de TI a obter maior eficiência operacional no gerenciamento de seus data centers.
Como exemplo, os entrevistados relataram uma redução média de 31% no tempo gasto na solução de problemas e 28% menos tempo gasto nas implantações.
Aplicativos mais rápidos e confiáveis oferecem melhores experiências ao usuário final, e é por isso que o aumento da produtividade dos funcionários (42%) e a melhoria das experiências dos clientes (36%) estão entre os principais benefícios citados ao substituir servidores antigos por servidores modernos.
Os ganhos de produtividade, dentro e fora da organização de TI, deram a 36% das empresas maior capacidade de apoiar os esforços de inovação e permitiram a quase um terço das empresas reduzir o tempo de colocação no mercado, em média 39%.
Os servidores modernos também oferecem suporte a uma melhor segurança do data center, um benefício que 41% dos entrevistados citaram.
Empresas modernizadas obtêm maiores benefícios, a um ritmo mais rápido, de seus investimentos em servidores
Em resumo, com servidores atualizados, aplicativos de alto desempenho e processos de gerenciamento de TI que alavancam a automação e a virtualização, as empresas modernizadas obtêm benefícios significativos com a atualização de seus data centers.
Atualizações mais rápidas de aplicativos e melhor escalabilidade da infraestrutura estão entre as principais vantagens técnicas, com as empresas modernizadas com mais do dobro de probabilidade de citar esses benefícios.
E, por fim, as empresas modernizadas também obtêm mais benefícios comerciais dos investimentos mais recentes em servidores, onde é mais importante: segurança do data center, produtividade dos funcionários, melhor experiência do cliente e maior inovação.
Para saber mais como manter uma infraestrutura de sempre atualizada, obtendo a melhor combinação entre servidores, aplicativos e dados em seu data center, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos de negócio.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.