A transição do VDI hospedado para Desktop como Serviço (DaaS) pode ser complexa devido às várias definições desses serviços, integração de aplicativos e um mercado em constante mudança.
De fato, justamente quando muitas organizações terminaram suas implantações de VDI, o DaaS interrompe esse mercado com seus benefícios e vantagens operacionais. Para lidar com essas novas tecnologias e serviços, muitas organizações criaram e executaram provas de conceito (POCs), visando a transição para a opção de Desktop hospedado na nuvem.
As diferenças nas ofertas de serviço e nas definições variadas entre os fornecedores podem ser pontos espinhosos ao comprar VDI ou DaaS. É fundamental ter um entendimento claro de quais componentes e processos são de propriedade do provedor em comparação com aqueles que são gerenciados pela equipe de TI.
Para complicar ainda mais a busca pelo fornecedor e pelos produtos certos, os provedores freqüentemente anunciam ofertas novas ou atualizadas, fazendo com que o mercado de VDI mude com frequência.
Semelhanças entre VDI e DaaS
Quando o VDI foi introduzido em sua forma inicial há cerca de 12 anos, as organizações abandonaram o mercado por um ou dois anos antes do início da adoção.
Nesse ponto, o VDI era uma compilação de vários sistemas com várias partes móveis, incluindo o hipervisor, o sistema de imagem e distribuição, registro, licenciamento e balanceamento de carga. A falha de qualquer um dos componentes às vezes era fácil de isolar, mas às vezes não.
A solução de Desktop como Serviço minimiza ou até mesmo elimina muitas dessas complexidades. Isso é uma boa notícia para os administradores de TI e para o setor como um todo, mas o VDI e o DaaS também agregam uma variedade de novas opções e custos.
O DaaS leva os recursos de VDI hospedado na nuvem um passo adiante e normalmente inclui integração de aplicativos, manutenção e outros serviços e suporte adicionais que fornecem um desktop virtualizado abrangente para os usuários.
Na prática, pode ser um processo complexo apresentar um desktop virtual utilizável a um usuário comum, seja esse desktop VDI ou DaaS gerenciado e mantido por um provedor de serviços. Embora VDI e DaaS sejam significativamente mais fáceis agora em comparação com vários anos atrás, o esforço associado a fornecer a um usuário um desktop virtual realista ainda é significativo.
Por outro lado, é relativamente fácil fornecer a um usuário uma área de trabalho virtual rudimentar que inclui apenas aplicativos básicos. Esse é o aspecto de VDI e DaaS que os fornecedores mais comumente demonstram para CTOs e CIOs.
Porém, é um processo complexo apresentar aplicativos corporativos da vida real aos usuários porque a TI deve integrar bancos de dados back-end, servidores de arquivos e outros recursos.
Depois que os aplicativos estão funcionando corretamente, a TI também deve configurar perfis de usuário, permissões, bloqueios e outras configurações antes que o trabalho seja concluído. Os provedores de DaaS tratam desses itens de forma mais ágil e facilitada, já as organizações que assinam o VDI devem trabalhar por meio deles, o que gera uma carga de trabalho ao time de TI que gera um custo significativo.
O impulso para mais serviços em nuvem em muitas organizações significa que o DaaS continua ganhando popularidade
À medida que a força de trabalho se torna cada vez mais dispersa, as organizações ficam mais confortáveis com os funcionários trabalhando em casa. Essa tendência pode ser uma vantagem tanto para para a opção de DaaS.
O DaaS oferece às empresas a oportunidade de ter recursos de VDI enquanto mantém um preço baseado em assinatura. Ele também tem um método de implantação mais fácil, pois não é necessário construir desktops internamente.
Os fornecedores de DaaS geralmente lidam com a conectividade e quaisquer problemas, enquanto a TI mantém a função de administrador das contas de usuário. Também é fácil escalar com o DaaS porque a TI pode simplesmente atualizar a assinatura e evitar fazer qualquer alteração na infraestrutura local.
Além disso, DaaS oferece flexibilidade em termos de desenvolvimento, acesso do usuário e manutenção de TI. O DaaS não requer um grande investimento de custo no início, o que é uma boa opção para uma empresa menor ou que está testando a virtualização.
Por fim, se uma empresa não tiver certeza da escala que deseja, o DaaS pode se ajustar à flutuação no número de desktops virtuais, onde o VDI exigiria retrabalho para isso.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.