À medida que os dispositivos móveis continuam a crescer em popularidade e se tornam mais sofisticados, a ideia de usá-los como desktops virtuais está se tornando cada vez mais atraente.
Um motivo pelo qual a Virtualização de Desktop móvel não era tão comum é porque, tradicionalmente, as telas dos smartphones e tablets eram muito pequenas e a experiência do usuário era ruim.
Os aplicativos e desktops virtuais simplesmente não foram projetados para dispositivos móveis. Como resultado, os usuários seriam forçados a rolar constantemente para ver tudo.
Outro obstáculo era a conectividade. Os usuários remotos que trabalham com smartphones e tablets para acesso a um desktop remoto móvel precisavam de uma conexão de rede, o que nem sempre existia.
Além disso, os usuários com um sinal fraco tinham problemas de desempenho. Os dispositivos móveis também são simplesmente mais fáceis de perder ou quebrar do que um laptop ou PC tradicional.
Porém, os tempos estão mudando em torno da Virtualização de Desktop móvel, os dispositivos móveis estão se tornando opções de desktop virtualizados cada vez mais viáveis devido aos avanços tecnológicos e às mudanças no próprio mercado.
Como os tempos estão mudando
Tablets e smartphones ficaram maiores com o passar dos anos. O iPhone 4s, por exemplo, tinha tela de 3,5 polegadas e o iPhone X, de 5,8 polegadas. Além disso, os fornecedores de dispositivos móveis aprimoraram as resoluções de tela. A resolução da tela do iPhone 4 era de 960 x 640 e o iPhone X vem em 2436 x 1125.
Além disso, os fornecedores de virtualização de desktops e aplicativos se esforçaram para tornar o acesso móvel mais fácil, refatorando aplicativos para habilitar recursos específicos de dispositivos móveis.
Os usuários podem hoje trabalhar com recursos do dispositivo, como a câmera, em aplicativos virtuais do Windows ajudando os usuários móveis, permitindo-lhes minimizar janelas ou mover-se entre aplicativos virtuais sem nunca acessar o menu Iniciar ou a barra de tarefas.
Os fornecedores também introduziram produtos de espaço de trabalho digital, como VMware Workspace One, que trazem todos os recursos virtuais e móveis do usuário, incluindo desktops e aplicativos, em um só lugar, ao mesmo tempo que oferecem recursos de gerenciamento de mobilidade empresarial de TI.
Os fabricantes de dispositivos também estão embarcando na tendência de Virtualização de Desktop móvel
Permitindo que os usuários que trabalham com dispositivos móveis exibam uma versão desktop em um monitor. O usuário pode então trabalhar com seu mouse, teclado e outros periféricos como faria em um PC normal.
Os dispositivos Windows também podem transmitir uma área de trabalho ou aplicativo virtual para um monitor tradicional usando uma porta USB.
Quando se trata de questões de conectividade, a maioria dos dispositivos móveis agora possui 4G, e mais locais do que nunca oferecem Wi-Fi, tornando cada vez mais incomum que usuários de VDI móvel tenham problemas de conexão.
Os clientes baseados em navegador também podem transformar dispositivos móveis em desktops remotos em realidade. Todos os usuários precisam de um navegador e podem acessar desktops virtuais e aplicativos, independentemente dos dispositivos ou sistemas operacionais com os quais trabalham.
Os clientes baseados em navegador simplificam o gerenciamento para profissionais de TI, que só precisam atualizar o navegador, e não os dispositivos dos usuários.
O que significa ter uma estratégia que prioriza os dispositivos móveis?
Uma estratégia que prioriza o celular não é tão simples quanto dar telefones aos funcionários, gastar com comunicações móveis ou implementar uma política de “traga seu próprio dispositivo”.
Isso significa simplesmente que você permite dispositivos móveis. E não é construir um aplicativo e implantá-lo em dispositivos móveis. Isso é apenas implantação de software.
Uma mentalidade que prioriza o celular não envolve documentos escritos ou linhas de código. É uma atitude e abordagem organizacional que se concentra nas necessidades do usuário e realmente capacita os funcionários.
Foco nas necessidades do usuário: isso é o que significa ser uma empresa que prioriza os dispositivos móveis.
Então, o que seus usuários precisam? Cada organização é diferente quando se trata de detalhes, mas existem alguns pontos em comum. As pessoas devem ser capazes de acessar as informações necessárias para tomar decisões de negócios informadas – de quando quiserem e da maneira como se conectem a elas.
Talvez você queira obter estatísticas de serviço de TI em tempo real rapidamente no seu telefone durante uma conversa com o CIO. O CFO pode precisar consultar declarações de lucros e perdas em seu laptop durante uma reunião. O COO pode exigir acesso às informações de remessa enquanto caminha pela área de produção com seu tablet. E o CEO pode precisar visualizar os indicadores-chave de desempenho da empresa enquanto atualiza uma apresentação em um avião.
Ser flexível para todos os formatos e plataformas: isso é o que significa ser uma empresa que prioriza a Virtualização de Desktop móvel
É engraçado pensar que, há alguns anos, costumávamos falar sobre a importância da delimitação geográfica. Hoje em dia, essa abordagem parece comum.
Não há mais fronteiras geográficas. Esteja no escritório ou em um avião, você pode fazer seu trabalho e ajudar a levar uma empresa adiante. Ao criar um ambiente onde isso é possível, você criou uma estratégia que prioriza os dispositivos móveis para sua empresa.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.