Os dados se tornaram a força vital da economia digital global de hoje, impulsionando diversas atividades industriais, desde varejo e manufatura até infraestrutura e transporte.
São os data centers que formam a espinha dorsal desse fluxo de informações. A proliferação de dados em nosso mundo digital está se acelerando a uma velocidade fenomenal, com mais de 175 zetabytes de dados previstos para serem gerados anualmente até 2025.
Com a transformação digital conduzindo aplicativos com muitos dados, como a Internet das coisas (IoT) e a nuvem, a função do armazenamento de dados em data centers também está se expandindo, servindo como um ponto de intersecção vital para as informações dos indivíduos, empresas e economias.
Como uma parte crescente dos negócios no mundo moderno, a infraestrutura de armazenamento influencia no funcionamento de muitos aspectos da empresa, incluindo backup e recuperação de dados e segurança, fornecendo suporte para aplicativos em nuvem e para o alto volume de transações em diferentes setores do mercado.
Para atender à demanda mundial por armazenamento, os provedores de hiperescala vêm construindo data centers e expandindo sua infraestrutura nos últimos anos.
No entanto, as crescentes complexidades de operação e manutenção dessas instalações estão criando um conjunto sem precedentes de desafios que devem ser enfrentados com uma nova abordagem.
Prosperando em uma nova realidade pós-pandêmica
À medida que a crise econômica global força as organizações a reavaliar suas ofertas, bem como redimensionar suas operações, veremos muito mais empresas transferindo suas cargas de trabalho de dados para data centers, já que essas instalações desempenharão um papel crucial em atingir suas expectativas de desempenho.
No ambiente volátil de hoje, o data center é mais do que apenas uma instalação segura e protegida com espaço equipado com energia confiável e uma rede, é um complemento valioso para muitas infraestruturas organizacionais, uma extensão confiável da equipe de TI e um fator indispensável para um armazenamento de dados eficiente.
A Covid-19 abriu o caminho para a transformação digital à medida que as empresas mudam as operações e se reinventam para lidar com novas medidas de distanciamento social, movimentos restritos e interrupções no fornecimento.
Conforme a realidade pós-pandêmica se estabelece, veremos uma nova era digital despontar rapidamente. Os recursos digitais agirão cada vez mais como um barômetro para a resiliência econômica e os setores que prosperarão após a crise da Covid-19 são aqueles que podem se digitalizar completamente.
Por exemplo, o setor de hospitalidade está realmente sofrendo porque só pode digitalizar parcialmente e é por isso que os restaurantes estão vazios, mas os serviços de delivery online estão crescendo.
Na verdade, uma vez que os bloqueios terminem, são os setores que podem permanecer totalmente online que irão, em última instância, perceber os benefícios significativos da digitalização.
A interoperabilidade é a chave para o armazenamento eficiente
O armazenamento em nuvem também está transformando o design e a implantação de data centers e, embora as soluções em nuvem fossem normalmente fornecidas pela Internet por terceiros, agora está se tornando cada vez mais comum ver o modelo aplicado dentro de um data center de uma organização através de uma cloud privada.
A mudança em direção a um novo ambiente de armazenamento, sem dúvida, adiciona camadas de complexidade com amplas implicações sobre como os gerentes de tecnologia da informação protegem os componentes de um data center para proteger os dados de ataques maliciosos ou comprometimento.
É por isso que é vital para as organizações, hoje, integrar a segurança ao design de suas estruturas de armazenamento em data centers.
Com grande parte da economia mundial cada vez mais dependente da infraestrutura digital e armazenamento de dados, atender aos mais altos padrões de governança para esses ativos essenciais é tanto uma obrigação social quanto comercial.
A segurança, em particular, representa um desafio em constante mudança, visto que a continuidade dos negócios bem-sucedida depende de um ambiente seguro.
A pandemia Covid-19 reforçou a importância do armazenamento para a nova economia digital
Nos primeiros dias da crise, a infraestrutura de TI serviu como barreira para a economia global, apoiando uma grande mudança para os serviços online. A pandemia foi um divisor de águas para o mundo e um momento decisivo para o data center e a nuvem.
Para muitas organizações, a transformação digital que deveria levar anos foi comprimida em dias e semanas. Setores inteiros estão sendo redefinidos e a infraestrutura de armazenamento de dados está na frente e no centro da transição.
Com a resiliência econômica agora tão intimamente ligada à nossa infraestrutura digital e com a taxa de consumo de dados crescendo exponencialmente, o investimento em tecnologias de armazenamento inovadoras para data centers é de nosso interesse macro tanto quanto em um nível operacional.
Com o mercado de dados crescendo exponencialmente, será necessária a interseção da visão e da tecnologia certa para criar a infraestrutura de armazenamento global que impulsionará o crescimento nos próximos anos.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.