O mercado de produtos para animais de estimação vem crescendo tanto no Brasil que hoje é o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Impulsionada pelo mercado, a Petz, rede brasileira de pet shops com 144 lojas em 13 estados, teve um ritmo acelerado de expansão na última década, o que se intensificou quando buscou a Service IT como parceiro para serviços de tecnologia em 2018, registrando um crescimento de 50% ao ano desde então.
Com o objetivo de profissionalizar sua infraestrutura tecnológica, a Petz contou com a Service IT, integradora de soluções e serviços de TI com 26 anos no mercado, para a migração de Data Center, a estruturação de monitoramento remoto para gestão e atendimento, e implementação de disaster recovery, conjunto de políticas e procedimentos que garantem a recuperação ou continuação de sistemas vitais após um desastre natural ou um ataque físico provocado.
Queremos expandir a parceria nos próximos cinco anos, pensando em estruturas cada vez maiores, porque temos a certeza de que a Service poderá nos levar para o próximo patamar
Desde o início da parceria, a Petz notou benefícios na gestão operacional, aumento de qualidade de entrega dos seus serviços, melhora do tempo de atendimento nos pontos de venda, além do retorno financeiro ao antecipar e evitar incidentes. Hoje, a empresa conta com Business Intelligence, gerenciamento de força de trabalho – WFH, monitoramento ininterrupto de ambientes que permitem a gestão ágil de incidentes, e recebe relatórios semanais de acontecimentos.
O grande desafio foi migrar o Centro de Dados da companhia que, na época, já contava com 90 mega lojas, cada uma com um pequeno centro de distribuição dentro. “O processo de mudanças foi delicado, por se tratar do nosso core operacional, mas a equipe da Service IT soube conduzir tudo com maestria, implementando o projeto por fases. Com o outsourcing, ganhamos agilidade nos processos e passamos a contar com uma assessoria especializada. Expandimos nossos centros de distribuição e abrimos mais de 50 lojas nos últimos dois anos”, conta Marcelo Maia, diretor de Digital e Supply Chain na Petz.
A pandemia intensificou ainda mais os negócios, levando a Petz a bater o recorde no número de doações de animais de estimação, com 50 mil pets apenas em 2020. A rede manteve as lojas abertas, uma vez que alimentação e cuidados para pets estão na lista de serviços essenciais, e observou um salto no volume de clientes comprando por meio dos canais digitais. Isso fez com que a representatividade digital da empresa aumentasse de 7% para 25%, sem diminuição da demanda nas lojas físicas.
“Temos certeza que só conseguimos atender ao aumento de demanda e aproveitar essa alta porque a Service redesenhou nossa arquitetura de TI para nos permitir ter uma gestão dinâmica e escalável. Queremos expandir a parceria nos próximos cinco anos, pensando em estruturas cada vez maiores, porque temos a certeza de que a Service poderá nos levar para o próximo patamar”, complementa Maia.
Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em terceirização e consultoria. A empresa conta com profissionais distribuídos em escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, com estrutura preparada para atender a toda a América Latina. Com um centro de operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes.
Representa, como parte de seu portfólio de soluções de infraestrutura: Dell, IBM, Oracle, Red Hat, Veritas e VMware. Oferece as soluções de segurança Palo Alto, LogRhythm, Sophos, Qualys, Trend Micro, entre outras e atua como um parceiro estratégico em cada um desses fabricantes. Mantém unidades de negócios especializadas em Infraestrutura, Gerenciamento de Serviços, Cloud Computing e Segurança da Informação.