Quando surgem problemas no data center, e eles surgirão, há muitas opções quando se trata do primeiro passo para resolvê-los. Seja registrando nos logs uma alteração de procedimento, verificando se há danos no hardware ou trabalhando com um gargalo na rede, a resposta vai estar disponível.
Para corrigir qualquer problema que esteja lhe custando tempo e dinheiro da empresa, conheça os detalhes de sua infraestrutura de TI. A procura por servidores e sistemas de armazenamento, no local, na nuvem ou em uma estrutura híbrida, pode indicar a direção certa.
Aqui estão cinco dicas de solução de problemas de TI para o data center.
Cinco dicas de solução de problemas de TI para superar os gargalos de armazenamento e rede
1. Identifique problemas do servidor
À medida que um servidor luta para acompanhar as muitas demandas impostas, podem surgir problemas. A primeira etapa na solução de problemas de TI para servidores é determinar a extensão do problema.
Para fazer isso, identifique pontos comuns entre reclamações de usuários para avaliar a extensão do problema. Inspecione o hardware e o software e colabore com os colegas de trabalho para analisar possíveis problemas.
Uma das opções de solução de problemas de TI mais simples e mais negligenciadas é a verificação dos logs. Observe os logs para identificar alterações recentes no servidor e ajude a restringir a busca por irregularidades.
Se tudo mais falhar, ligue para o fornecedor para obter ajuda para identificar o problema.
2. Identifique gargalos da CPU nos processos de I/O
Em um servidor com CPU limitada, os processos de I/O disponíveis afetam significativamente o desempenho da carga de trabalho.
Os processos em lote sofrem o “gargalo do gargalo”, pois competem com cargas de trabalho de maior prioridade, como transações on-line, pelo tempo de processamento da CPU. Como resultado, os trabalhos em lotes deslizam para a parte inferior da cadeia do expedidor.
Mesmo após a conclusão de outros processos de I/O, o aumento do trabalho em lotes na cadeia do expedidor pode prejudicar o desempenho.
Com transações on-line em um processo de I/O em um sistema de controle de informações do cliente ou Sistema de gerenciamento de informações, um gargalo da CPU reduz a velocidade de maneira semelhante a um processo em lote.
Para evitar esse gargalo, toque nos dados da memória, como buffer ou tabelas de referência, sempre que possível.
3. Considere o SDN ao usar o armazenamento de estado sólido
Embora o armazenamento de estado sólido possa aumentar o desempenho do aplicativo, seu alto IOPS (operações de entrada / saída por segundo) pode criar gargalos de rede no data center.
À medida que a carga de trabalho e o desempenho do armazenamento aumentam, a incapacidade da rede de lidar com o aumento do volume de tráfego resulta em um gargalo.
Considere uma Rede Definida por Software (SDN) para ajudar a combater esse problema. As redes definidas por software respondem mais programaticamente às mudanças e demandas de tráfego do que uma rede configurada manualmente, ajudando a reduzir gargalos.
A desduplicação de dados também é uma opção, pois reduz as demandas de armazenamento. As organizações devem executar a desduplicação no sistema de origem, em vez do sistema de destino ou destino, para reduzir o consumo de largura de banda.
4. Explore novos fluxos de dados, adote contêineres
Existem várias técnicas de solução de problemas de TI para gargalos na rede, desde reparos rápidos e baratos até revisões de longo prazo e alto custo. Alterar o fluxo de dados em uma rede é um exemplo de uma correção de baixo custo que pode manter a latência baixa e reduzir o tráfego de backbone.
Para fazer isso, você pode colocar nós de armazenamento em vários servidores – uma abordagem adotada pelo Google.
Os contêineres também podem ajudar a reduzir o tráfego, mas cada instância do servidor precisa executar o mesmo sistema operacional. O tempo de inicialização é rápido, mas problemas semelhantes com gargalos podem ocorrer se os aplicativos forem intensivos em I/O.
Quanto às opções de capital mais alto, as conexões entre switches e a rede estão no horizonte, com novo hardware e software capaz de taxas Ethernet de várias linhas e altas de Gigabit.
5. Pense no servidor e no local de armazenamento
Por fim, quanto mais longe os dados são armazenados de um servidor, mais tempo leva para o servidor acessá-los. O armazenamento local reduz esse tempo e o tráfego de rede no data center.
No entanto, existem preocupações com a temperatura em um ambiente de rack compartilhado, pois as unidades de disco rígido exigem uma temperatura mais baixa que os servidores. Isso complica o design e gerenciamento de rack compartilhado.
Em operações de ponta, as unidades de estado sólido no datacenter eliminam esse problema devido à sua capacidade de trabalhar em temperaturas mais altas.
O armazenamento local geralmente atende uma parte das necessidades, com um backup de rede para servir como um seguro contra falhas no caso de uma falha no servidor. Uma configuração de rede de armazenamento de área virtual funcionaria bem, mas os servidores precisam ter espaço de armazenamento para dados, o que pode aumentar os custos dos servidores.
Para resolver os gargalos de armazenamento, rede e outros problemas que impactam suas operações de negócio, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos de negócio.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.