Sua empresa deve adotar a hiperconvergência? Essa é a grande questão, e há um milhão de respostas diferentes sobre por que você deve ou não embarcar no trem de armazenamento hiperconvergente.
Quando se trata de armazenamento, o veredicto sobre se a hiperconvergência beneficia ou não, varia para cada empresa. Dependendo do que ela está procurando, quais são suas outras opções e como os gestores se sentem sobre isso, você pode decidir se vale a pena ou não.
De possíveis economias de custo a infraestrutura simplificada, há muito o que valorizar no armazenamento hiperconvergente. Ao enfrentar outras opções de armazenamento disponíveis hoje, a hiperconvergência se mantém. No entanto, ainda existem alguns fatores que podem impedir a escolha por parte das empresas.
Há muitas perguntas por aí sobre os diferentes benefícios e desafios da hiperconvergência, e a quantidade de informações pode ser um pouco opressiva. Abaixo, respondemos a cinco perguntas frequentes que podem ajudá-lo a começar com a hiperconvergência ou apenas obter uma rápida atualização sobre a tecnologia.
1. Quais são os benefícios de se tornar hiperconvergente?
Assim como os arrays de estado sólido começaram a substituir os arrays de disco, o armazenamento hiperconvergente começou a concorrer com o flash como o armazenamento preferido de muitos.
Por quê? À medida que mais pessoas começaram a usar o Flash, surgiram questões sobre seu desempenho e confiabilidade.
Como alternativa, o armazenamento hiperconvergente oferece não apenas excelente desempenho, mas custos potencialmente mais baixos.
Quase todos os principais fornecedores de plataformas de armazenamento estão oferecendo produtos de armazenamento hiperconvergente, tornando-os prontamente disponíveis, com opções adequadas a diferentes organizações.
2. A hiperconvergência realmente reduz os custos?
Como acontece com a maioria das tecnologias que promovem economia de custos, as declarações de fornecedores de armazenamento hiperconvergente vêm com um asterisco.
Em seu nível mais básico, a hiperconvergência pode ser uma opção de armazenamento de preço mais baixo. No entanto, conforme os recursos são adicionados, os custos podem aumentar.
Aqui, você pode se perguntar: “Não posso simplesmente deixar de adicionar recursos extras?” Infelizmente, não é tão simples.
Os recursos que adicionam custos às plataformas hiperconvergentes costumam ser elementos importantes, como custos de licenciamento, capacidade de armazenamento e recursos de rede.
De fato, é preciso criar uma arquitetura adequada, adotando os recursos certos de hiperconvergência para não exceder custos. Sem o devido planejamento, o aumento dos custos pode acontecer para qualquer tecnologia que seja adotada.
3. Por que escolher o armazenamento hiperconvergente em vez da nuvem pública?
Ao decidir sobre uma plataforma de armazenamento, é certo que você considerará as alternativas e, para executar cargas de trabalho corporativas, a nuvem pública é uma alternativa popular para a hiperconvergência.
Então, os benefícios da HCI superam os da nuvem pública?
Embora a nuvem pública possa ajudá-lo a economizar em custos de hardware e possa ser facilmente dimensionada, ela tem seus desafios. Grandes quantidades de largura de banda podem ser necessárias para se comunicar com a nuvem, tornando-a inadequada para determinadas cargas de trabalho.
Se você está considerando o armazenamento hiperconvergente, é melhor examinar todas as alternativas disponíveis e encontrar a que melhor atende às suas necessidades.
4. Como posso fazer com que os gestores comprem a ideia da hiperconvergência?
Boas notícias, você decidiu pela hiperconvergência! Notícias não tão boas: agora você precisa obter o apoio da gerência. Assumir uma infraestrutura de armazenamento hiperconvergente provavelmente requer a aprovação da empresa e definitivamente requer um orçamento aprovado.
Para defender o seu caso, certifique-se de destacar os principais benefícios hiperconvergentes para armazenamento: TI simplificada, agilidade e custo total de propriedade mais baixo.
Conforme discutido acima, esse último benefício pode exigir um pouco mais de trabalho de sua parte para estabelecer um plano para manter os custos baixos durante o ciclo de vida da infraestrutura hiperconvergente.
5. Devo me preocupar com a dependência do fornecedor?
Embora o aspecto de compra completa de uma plataforma hiperconvergente seja atraente em sua simplicidade, você pode estar preocupado em ficar preso a um único fornecedor para todas as suas necessidades de armazenamento.
Ao contrário da crença popular, não há razão para que você não possa comprar os componentes de hardware por conta própria depois de comprar um produto hiperconvergente.
No entanto, você terá que continuar comprando o software que acompanha o mesmo fornecedor. Isso é necessariamente uma coisa ruim?
Embora um fornecedor comum de hardware e software possa simplificar coisas como manutenção, preste atenção à falta de flexibilidade quando se trata de suporte e quaisquer problemas financeiros que seu fornecedor possa estar enfrentando.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.