Com a virtualização de desktop na nuvem, há muitas maneiras de ser flexível e, em particular, economizar no consumo de recursos.
Por exemplo, pense em ser capaz de aumentar automaticamente as instâncias com base no número de usuários finais ativos e, em seguida, diminuir quando as VMs não forem mais necessárias.
Também podemos ter sessões de VDI com hardware especializado, como uma GPU dedicada alugada por segundo. Ou pense em como podemos escalar de um tipo de instância para outro para obter uma CPU mais potente e mais memória e desempenho de disco.
Isso é muito importante, porque com o modelo de faturamento da nuvem, você paga basicamente pelos recursos que consome no decorrer do trabalho.
Indo em direção ao DaaS (Desktop as a Service)
Hoje, várias tendências estão injetando força na ideia de adotar desktop como serviços. Primeiro, o DaaS está mais viável do que nunca. O próprio DaaS aproveita os benefícios do VDI e dos aplicativos remotos e transfere a infraestrutura e a hospedagem para um provedor de serviços.
Isso traz uma série de benefícios, especialmente a capacidade de adotar a virtualização de desktops sem os grandes custos iniciais do VDI tradicional e a capacidade de escalar as implantações linearmente.
Em segundo lugar, os endpoints não-Windows estão amadurecendo. A TI agora pode gerenciar outras arquiteturas de Sistemas Operacionais por meio de plataformas de gerenciamento de endpoint unificado (UEM), oferecendo novos dispositivos de nível empresarial.
Além disso, o espaço de gerenciamento também está crescendo rapidamente, e a expansão das APIs de gerenciamento de dispositivos móveis torna mais fácil para as equipes de TI estabelecidas de gerenciamento de dispositivos móveis começarem a gerenciar outras plataformas.
Terceiro, à medida que as organizações adotam mais aplicativos SaaS, elas ficarão menos vinculadas aos clientes Windows. Muitos aplicativos SaaS já possuem o suporte para diversas plataformas de clientes.
Para acompanhar essas tendências, os produtos UEM de diferentes fabricantes são integrados aos seus respectivos produtos de virtualização de desktops, possibilitando o conceito em qualquer tipo de dispositivo.
Finalmente, algumas organizações estão prestando mais atenção aos produtos de computação do usuário final como parte dos esforços para enfatizar a experiência do funcionário. Oferecer aos usuários a escolha de seus terminais preferidos pode ser uma grande parte disso.
DaaS como importante recurso para a otimização de custos
A vantagem mais significativa do DaaS e tecnologias de virtualização de desktop semelhantes é que os desktops virtuais podem ser acessados de qualquer lugar.
Isso significa que as organizações que assinam o DaaS podem fornecer aos funcionários remotos uma experiência de usuário que imita em grande parte a experiência dos usuários que trabalham no local.
Em relação a otimização de custos, o DaaS oferece aos usuários finais as vantagens do VDI ao custo de uma assinatura. Se você é uma empresa de pequeno ou médio porte e deseja fornecer aos funcionários acesso a desktops virtuais, mas um VDI tem um custo proibitivo, o DaaS pode ser ideal para você.
Além disso, a opção de Desktop como Serviço também pode ser uma boa opção se sua base de usuários for pequena no momento, mas você espera que ela se expanda no futuro.
Se a sua organização já depende de aplicativos baseados na Web ou se você deseja que os funcionários possam trabalhar de quase qualquer lugar em quase qualquer dispositivo sem muitos problemas, o DaaS pode ajudá-lo.
Em resumo, os desktops em nuvem são mais baratos, fáceis de usar e implementar do que um VDI, por exemplo. Eles podem poupar seu departamento de TI de alguns desafios associados ao VDI ou na aquisição física de equipamentos, isso porque o provedor de DaaS que sua empresa escolher cuidará do provisionamento de recursos, balanceamento de carga e problemas de rede.
É o momento certo para as empresas adotarem Desktop como Serviço
No passado, um departamento de TI pode não ter se dado ao trabalho de publicar desktops e aplicativos Windows remotos simplesmente para que um usuário pudesse escolher um tipo diferente de laptop ou tablet. Mesmo quando o fizeram, algumas fabricantes consolidaram a experiência nativa de suas arquiteturas com uma área de trabalho remota completa.
Mas, hoje, uma vez que as empresas adotam o gerenciamento móvel, é mais fácil do que nunca oferecer suporte a diversos dispositivos. E a entrega remota de aplicativos do Windows também está ficando mais fácil, graças ao DaaS.
As organizações terão que examinar cuidadosamente suas estratégias para ver o que faz sentido para elas. Não importa o que aconteça, agora é um bom momento para ter essa discussão.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.