Como perceber os benefícios da infraestrutura definida por software

Como perceber os benefícios da infraestrutura definida por software

Os administradores podem implementar facilmente o armazenamento e a rede definidos por software, mas também há opções que atendem às necessidades de infraestrutura mais amplas e simplificam o gerenciamento do data center.

Serviços e infraestrutura baseados em software são benéficos para organizações que exigem mudanças constantes no data center e nos aplicativos que são executados dentro deles.

Mas essas opções não são apenas plug-and-play, eles exigem pesquisa para que os administradores os instalem corretamente e realmente acumulem os benefícios da infraestrutura definida por software.

Tenha os benefícios da infraestrutura definida por software em todo o data center

A infraestrutura do data center é composta por inúmeros servidores, dispositivos de rede e recursos de armazenamento, além de aplicativos de suporte e gestão a estrutura de TI e soluções aplicadas aos negócios.

Normalmente, essa infraestrutura seria configurada e gerenciada como dispositivos individuais, geralmente usando ferramentas de gestão variadas e inconsistentes, que podem operar apenas em dispositivos específicos do fornecedor.

Neste cenário, os administradores precisam provisionar recursos para os aplicativos manualmente, um processo lento e tedioso que frequentemente leva a omissões e erros. As equipes de TI, geralmente, são separadas em servidores, armazenamento e rede, coordenando esforços para provisionar, otimizar e solucionar problemas de qualquer hardware.

A virtualização feita através de uma infraestrutura definida por software mudou a maneira como os administradores implantaram e gerenciam essa tecnologia. A abstração da funcionalidade do hardware torna possível interagir sistematicamente com servidores, armazenamento, redes e serviços por meio de interfaces de software comuns.

Atualmente, quase todos os dispositivos e recursos em um ambiente de data center podem ser provisionados e gerenciados por meio de software, permitindo que a infraestrutura gerenciada manualmente evolua para uma infraestrutura definida por software.

O software também facilita atividades totalmente programáticas, combinando com eficácia a automação e a orquestração para lidar rapidamente com tarefas complexas com maior consistência e precisão do que equipes humanas.

Com a infraestrutura definida por software, um administrador pode definir a estrutura de um aplicativo, permitindo que recursos e serviços sejam provisionados automaticamente para atender aos requisitos da carga de trabalho

A combinação bem-sucedida de servidores, armazenamento e tecnologias de rede permite que os administradores ofereçam suporte a uma ampla gama de tarefas no data center e diminui a necessidade de grupos de conhecimento de TI.

Um benefício da natureza programática da infraestrutura definida por software também permite uma maior resolução de problemas e controle do ambiente. Gravar o estado atual de uma configuração e, em seguida, fazer uma alteração é fácil com ferramentas baseadas em software.

Também é simples corrigir quaisquer problemas ou erros, revertendo para a configuração de trabalho anterior. Os administradores também podem clonar configurações de trabalho para facilitar rapidamente as instâncias de carga de trabalho adicionais, conforme necessário.

Arquiteturas de data center altamente integradas, a exemplo da hiperconvergência, fornecem uma oferta de estrutura definida por software devidamente montada quando não é prático montar uma infraestrutura a partir do zero.

Infraestrutura definida por software também facilitam o gerenciamento de aplicativos

Os aplicativos geralmente exigem acesso a uma variedade de serviços que oferecem suporte à sua operação na infraestrutura e nas redes corporativas. Os serviços comuns incluem recursos de segurança de rede, como cache Secure Sockets Layer / Transport Layer Security, recursos de aceleração de aplicativos ou alguns meios de lidar com várias conexões.

Tradicionalmente, cada serviço é implementado e gerenciado como um dispositivo dedicado separado e, em seguida, configurado deliberadamente para oferecer suporte ao tráfego de aplicativo selecionado. Isso torna os serviços demorados e sujeitos a erros e omissões de segurança. Essa configuração significa que o controle do serviço é inseparável do tráfego que se move pelo serviço.

Assim como as redes definidas por software procuram separar camadas de dados de controle e aplicativos, a infraestrutura definida por software tenta aplicar esses avanços a uma ampla gama de serviços de aplicativos por meio da programação.

Os administradores podem provisionar e gerenciar serviços definidos por software a partir de um ponto central, o que lhes permite supervisionar a integridade e a disponibilidade de todos os serviços da empresa.

Os administradores lidam com o gerenciamento e provisionamento de serviços por meio de uma API comum e podem invocá-los conforme necessário usando ferramentas de automação e orquestração.

Além disso, a infraestrutura definidas por software funciona para acelerar a implantação de aplicativos enquanto centraliza todos os recursos em uma configuração comum e gerenciada. Cada serviço pode fornecer métricas e outra instrumentação para construir uma imagem da integridade do aplicativo e do ambiente para os administradores.

Mas a infraestrutura definida por software só faz sentido quando há um grande conjunto de serviços para oferecer suporte a um ambiente de aplicativo complexo: muitos aplicativos usando muitos serviços.

O investimento de tempo e recursos necessários para implementar uma arquitetura definida por software pode ser excessivo para organizações com cargas de trabalho fixas. Se os usuários finais dependem de alguns aplicativos no curso normal de seu trabalho, pode fazer pouco sentido implementar recursos de SSO. É sempre importante avaliar benefícios, riscos e possibilidades.

Sobre a Service IT

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

 

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.