Em um amplo espectro do mundo da computação de alto desempenho, os desafios de armazenamento de dados estão aumentando a cada dia.
Com uso em áreas como ciências, serviços financeiros, manufatura e telecomunicações, as organizações estão descobrindo que precisam não apenas de uma estrutura de armazenamento, mas também de velocidade para atender às demandas das atuais cargas de trabalho com uso intensivo de dados.
Observadores da indústria concordam com esse ponto. Quando eles falam sobre os desafios de armazenamento que estão à frente, lançam palavras como “crescimento exponencial”, “crescimento explosivo” e “esmagadores desafios de armazenamento de dados”.
O crescente desafio do armazenamento de dados é evidente em números do mercado de tecnologia. As receitas globais de armazenamento devem crescer 7,8% no período de 2016-2021, atingindo US$ 6,3 bilhões em 2021, de acordo com uma previsão da Hyperion Research.
Para acompanhar o crescimento rápido e incansável dos dados, a computação de alto desempenho também precisa de armazenamento de dados de alto desempenho.
O movimento de big data, o aumento do uso de vídeo e outras tendências de negócios orientadas a dados estão levando as organizações a desenvolver arquiteturas de armazenamento novas e mais avançadas.
Isso deixa os gerentes na necessidade de criar arquiteturas de data center que suportem as metas de negócios sem gastar muito. Os desafios resultantes podem ser esmagadores, mas a combinação certa de táticas sofisticadas e parcerias eficazes pode ajudar os líderes de TI a lidar com problemas de armazenamento.
A primeira coisa a fazer ao desenvolver esses planos, no entanto, é entender o escopo dos desafios que afetam o segmento de armazenamento do data center que deve levar ao sucesso das estratégias definidas. Cinco principais problemas de armazenamento colocam em risco o armazenamento e alto desempenho:
1. Big data
O movimento analítico tornou-se uma tendência difundida de TI e deixou muitos gerentes e equipes de TI preocupados com o rápido aumento de dados estruturados e não estruturados nos data centers.
Ao mesmo tempo, as equipes de TI precisam lidar com novas informações adicionadas ao sistema de análise o tempo todo e com a necessidade de arquivar dados depois que eles forem usados, para que ainda estejam acessíveis, mas sem ocupar espaço nos sistemas de alto desempenho.
Os requisitos de capacidade e desempenho do big data podem ser surpreendentes, tornando as táticas avançadas críticas para o sucesso.
2. O crescente uso de vídeo
Muitas empresas estão implementando estratégias de vídeo como parte de um objetivo maior de se envolver com funcionários e clientes de maneiras mais significativas.
Embora o vídeo ofereça um potencial incrível da perspectiva do usuário final, também cria pesadelos para os gerentes de TI.
Armazenar vídeo pode ser um grande desafio, pois a quantidade de dados envolvidos no processo é considerável. As tecnologias de codec podem aliviar esse fardo, permitindo que alguns vídeos sejam armazenados em formatos que não requerem muitos dados, mas essas estratégias podem ser difíceis de empregar.
3. A sobrevida de sistemas legados
O rápido aumento nas demandas de armazenamento em todo o setor de TI torna o uso de sistemas legados incrivelmente importante para muitas organizações.
Sistemas de armazenamento confiáveis que atendem a necessidades específicas ou lidam particularmente bem com diferentes fluxos de trabalho podem ser incrivelmente valiosos para as equipes de TI.
Ter um bom plano de manutenção de hardware de terceiros pode ser particularmente valioso nessa área, porque o acesso a reparos rápidos, modelos eficazes de contact center e peças recondicionadas pode posicionar os gerentes de TI para oferecer suporte a sistemas de armazenamento legados sem risco.
4. Proteção de dados
Enquanto os desafios de capacidade e desempenho estão dominando o cenário de armazenamento, os gerentes de TI têm uma necessidade constante de impedir a perda de dados e proteger os dados contra roubo.
Planos de manutenção de hardware de terceiros podem dar frutos nessa área, assim como fornecedores podem ajudar com processos como descarte seguro de disco rígido e recuperação de dados de componentes danificados.
De fato, os gerentes de TI estão enfrentando desafios surpreendentes de armazenamento, mas a combinação de estratégias avançadas e boas parcerias pode ajudar bastante os líderes de TI a acompanhar as mudanças nos requisitos de armazenamento.
O uso de uma camada de capacidade moderna para complementar o armazenamento de alto desempenho permite que as empresas aproveitem o poder do armazenamento onde realmente precisa, enquanto se equipam com os serviços de arquivo necessários para gerenciar todos os seus dados com mais eficiência.
Alto desempenho e enorme capacidade para dados de arquivos não estruturados são necessários nesta era de explosão de dados não estruturados. Com os recentes avanços nas soluções de armazenamento primário e secundário, as empresas agora têm as soluções necessárias para atualizar sua infraestrutura como parte de uma estratégia de gerenciamento de dados com visão de futuro.
Para saber mais como adotar uma infraestrutura de armazenamento de alto desempenho, modernizando seu datacenter, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos de negócio.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.