A coleta, o gerenciamento e o aproveitamento dos dados do cliente para informar as decisões de marketing e vendas se tornaram um componente essencial de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida.
À medida que os CMOs (Chief Marketing Officer) adotam o marketing orientado a dados e as empresas compilam cada vez mais informações do cliente, os profissionais de marketing e vendas precisam aprender a usar os dados do cliente com eficiência para extrair informações pertinentes, devendo assumir a responsabilidade de proteger esses dados pessoais altamente identificados.
Além do possível impacto em suas vendas e receitas, uma violação de dados coloca seus clientes em risco de hackers, fraudes e dificuldades financeiras, dependendo do tipo de informação de identificação pessoal coletada pelos seus sistemas de gerenciamento de dados.
Uma violação de dados não é apenas cara para a sua organização, mas também diminui a confiança dos clientes em sua marca e pode manchar irreparavelmente a visão do público sobre sua empresa.
Por que as empresas precisam de governança e proteção de dados em marketing?
Uma equipe de marketing normalmente trabalha com dados que envolvem clientes e contas (por exemplo, dados demográficos, interações, comportamentos), produtos, transações e atividades, além de dados de referência.
A qualidade desses conjuntos de dados afeta os insights de marketing que você extrai deles, o que, por sua vez, afeta seu processo de tomada de decisão.
A governança de dados e a proteção de dados atua como um controle de qualidade dos dados de seus clientes e permite que você opere com mais eficiência:
- Dados de alta qualidade economizam tempo e dinheiro, permitindo aumentar a eficiência dos dados através da redução de duplicação e erros. Você pode otimizar suas campanhas alcançando o público-alvo com o conteúdo certo e oferecendo uma experiência que corresponda ao estágio do ciclo de vida de cada cliente e à sua jornada.
- Consistência, confiabilidade e repetibilidade dos dados significam que você pode definir métricas e KPIs consistentes em toda a organização para que todos estejam na mesma página quando se trata de análises e relatórios.
- A governança e a proteção de dados garantem a integridade dos dados, para que sua estratégia de marketing possam ser sustentados mesmo quando o ambiente de negócios muda.
- Confiança e clareza nos seus dados significam que você não perderá o sono com conjuntos de dados conflitantes, o que pode ter implicações legais e financeiras. A má qualidade dos dados pode levar a multas, sem mencionar a má publicidade.
- A governança e a proteção de dados garantem que suas operações estejam em conformidade com as políticas e regulamentos de privacidade, a exemplo da Lei de Proteção de Dados (LGPD), para proteger os dados dos consumidores, especialmente em torno do uso de informações não públicas ou de identificação pessoal.
O desafio que os profissionais de marketing enfrentam na governança e a proteção de dados
Tornou-se cada vez mais importante para os gestores de Marketing e Vendas assumirem a liderança, a fim de garantir a governança e a proteção dos dados dentro de uma organização.
Alguns dos desafios enfrentados pelos times de marketing e vendas são:
- Os dados do cliente geralmente são armazenados em várias plataformas em diferentes formatos como parte de sua pilha de marketing, tornando difícil reconciliar os dados, garantir consistência e implementar um protocolo de segurança uniforme.
- O uso de tecnologias desatualizadas de gerenciamento de dados que não foram projetadas para atender aos padrões atuais de segurança de dados torna a conformidade com novos regulamentos, como a LGPD, mais desafiadora.
- Treinamento ou educação insuficientes em toda a organização significam que os funcionários podem não entender a importância da governança de dados nem ter o conhecimento necessário para implementar as medidas necessárias.
Para gerenciar e proteger adequadamente os dados do cliente, é necessário considerar como você está coletando e armazenando as informações, portanto, os times de marketing e vendas precisam ser mais eficientes na coleta de dados.
Além disso, mais dados não são necessariamente os melhores. Muita informação pode levar a erros e confusão; também pode criar responsabilidades desnecessárias.
Defina claramente a necessidade de suas iniciativas de marketing e os KPIs associados para coletar apenas as informações necessárias para atingir o público certo, fornecer o conteúdo ou ofertas mais relevantes para corresponder às jornadas dos clientes e medir seus resultados.
A chave para implementar a governança de dados no marketing
Dado que os dados de marketing geralmente são coletados de diferentes fontes e usados para apoiar estratégias omnichannel, é cada vez mais importante que as informações sejam armazenadas em um banco de dados centralizado.
Sem mencionar, é muito mais fácil garantir a conformidade da segurança quando você tem apenas um único banco de dados para manter.
Uma plataforma centralizada de gerenciamento de dados do cliente, construída com privacidade por design, é a melhor maneira para as empresas manterem a governança de dados criptografando dados de ponta a ponta, controlando o acesso às informações e rastreando o uso.
Para saber mais sobre como garantir governança e a proteção de dados além da conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, entre em contato com o time de especialistas da Service IT. Eles estão disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar na melhor forma de atingir os objetivos da LGPD.
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