Muitos profissionais de TI tendem a falar de otimização da nuvem de uma forma singular, como se houvesse apenas uma maneira de fazer isso. Na realidade, existem várias facetas de otimização na nuvem, incluindo maneiras de melhorar o custo, o desempenho, a confiabilidade e até a sustentabilidade ambiental.
Os diferentes objetivos de otimização tendem a se reforçar mutuamente, por isso é útil pensar amplamente sobre a otimização para obter o máximo de sua estratégia de nuvem.
Vamos nos familiarizar com os vários tipos de otimização e aprender como eles se encaixam para que você possa tornar seu ambiente de nuvem mais eficiente.
A otimização da nuvem é uma disciplina ampla que envolve muito mais do que apenas custos
Otimização de custos
Para a maioria das organizações, reduzir custos é o componente mais importante da otimização da nuvem. Em comparação com a infraestrutura local, é fácil gastar mais na nuvem quando você aloca mais recursos do que o necessário para uma carga de trabalho.
Esse problema é agravado pelo fato de que os modelos de precificação de nuvem tendem a ser extremamente complexos, com um menu de taxas diferentes cobradas por serviços em taxas que variam entre as regiões – ou mesmo horários do dia.
Para enfrentar esse desafio, use as ferramentas básicas de monitoramento de custos dos fornecedores de nuvem. Essas ferramentas ajudam uma organização a entender onde está gastando mais dinheiro e podem alertá-la sobre despesas maiores do que o necessário.
No entanto, os fornecedores de nuvem não se esforçam para ajudar os usuários a gastar o mínimo possível em suas plataformas. Eles também não fornecem ferramentas que funcionam em ambientes para arquiteturas híbridas ou de várias nuvens.
É por isso que as estratégias de otimização de custos de nuvem geralmente incorporam uma variedade de metodologias e ferramentas, incluindo ofertas de terceiros que funcionam em várias arquiteturas de nuvem em vez de serem nativas para a plataforma de um fornecedor.
Otimização de performance
Na nuvem, a otimização do desempenho significa garantir que os aplicativos e serviços sejam executados o mais rápido possível.
Assim como o custo, o desempenho é um tópico complicado que depende de vários fatores. Um aspecto importante a ser considerado é o design de sua arquitetura de nuvem.
Por exemplo, arquiteturas que exigem transferências de dados frequentes entre regiões de nuvem ou nuvens distintas provavelmente têm desempenho inferior devido a gargalos de rede e latência.
O tipo de serviços em nuvem que você seleciona também afeta o desempenho. Para alguns tipos de cargas de trabalho, as funções sem servidor podem oferecer melhor desempenho do que uma VM padrão, porque as alocações de recursos de uma VM são provavelmente mais limitadas.
A eficiência subjacente de seu código também tem uma influência crítica no desempenho da nuvem, embora o código não esteja explicitamente vinculado à nuvem. Teste regularmente o desempenho do novo código do aplicativo antes da implantação.
Otimização de confiabilidade
Cargas de trabalho baseadas em nuvem podem ficar indisponíveis devido a falha da nuvem que as hospeda ou devido a um problema com a própria carga de trabalho. Para maximizar a confiabilidade do aplicativo, reduza esses riscos.
Redundância é a estratégia certa para otimizar a confiabilidade. É quando as empresas implantam várias instâncias da mesma carga de trabalho em diferentes nuvens ou em diferentes regiões da mesma nuvem.
No entanto, esses tipos de salvaguardas podem rapidamente acumular contas pesadas. Você deve equilibrar suas metas de redundância com suas metas de otimização de custos para obter os melhores resultados gerais.
Otimização de sustentabilidade
Melhorar a pegada de carbono das cargas de trabalho da nuvem não tem sido tradicionalmente uma consideração para muitas organizações.
Mas isso está mudando à medida que as preocupações com a sustentabilidade ambiental aumentam – e os fornecedores competem para reivindicar o título de nuvem mais verde.
Como resultado, as organizações estão prestando cada vez mais atenção às maneiras como suas arquiteturas e configurações afetam a quantidade de energia que suas cargas de trabalho de TI consomem.
Felizmente para as organizações que buscam construir nuvens ecológicas, as práticas que maximizam a sustentabilidade tendem a andar de mãos dadas com outros tipos de otimização de nuvem. Se você otimizar o desempenho, por exemplo, provavelmente também acabará com uma arquitetura de nuvem que consome menos recursos de carbono.
Reúna os diferentes tipos de otimização da nuvem
Cada tipo de otimização serve a um propósito diferente e requer seu próprio conjunto de ferramentas ou estratégias. Pode parecer natural, então, tratá-los como processos distintos – e muitas organizações o fazem.
Ainda assim, essa abordagem provavelmente deixará sua equipe com ótimos resultados em uma área, mas problemas em outra. Melhorar sua nuvem de maneira holística requer mais planejamento e implementação cuidadosa desde o início.
Isso garante que você não desfaça o progresso em uma área enquanto obtém a otimização em outra.
Não existe uma abordagem única para esse problema. Equilibre as decisões com as prioridades e objetivos da sua empresa.
Por exemplo, você pode estar disposto a gastar mais se isso significar que seu aplicativo tem maior disponibilidade e menor latência. Ainda assim, as organizações que abordam a otimização com um conjunto multifacetado de objetivos estão mais bem posicionadas para construir as nuvens mais ideais a longo prazo.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.