Embora o Kubernetes tenha se tornado o padrão do setor para gerenciamento de contêineres, algumas empresas agora aplicam a tecnologia para uma gama mais ampla de casos de uso.
O principal caso de uso do Kubernetes continua sendo o gerenciamento e a orquestração de contêineres. Mais especificamente, o Kubernetes ajuda os administradores de TI a automatizar a implantação, escalonamento e programação de contêineres em clusters.
Na prática, Kubernetes oferece suporte a uma variedade de necessidades de operações de TI além da orquestração de contêineres, incluindo aquelas relacionadas a implantações em várias nuvens e plataformas sem servidor.
Separamos alguns casos de uso aplicado ao uso de Kubernetes, mostrando que seu potencial vai além da orquestração de contêineres.
Kubernetes como uma camada de abstração de infraestrutura
Uma vez que mais empresas estão adotando a nuvem como infraestrutura tecnológica, os provedores de nuvem estão amadurecendo e competindo com seus serviços e ofertas gerenciados.
Como objetivo dessa iniciativa, as empresas desejam otimizar seu retorno sobre o investimento (ROI), usar a melhor oferta de cada provedor de nuvem e preservar a autonomia reduzindo o aprisionamento do fornecedor de nuvem.
Alguns são obrigados a usar uma combinação de nuvens locais / privadas, até regras de governança de seus negócios. Ambientes com várias nuvens estão capacitando as empresas, permitindo que elas não comprometam suas escolhas.
O Kubernetes é independente de infraestrutura e tecnologia, sendo executado em qualquer máquina, nos sistemas operacionais Linux e Windows, em qualquer infraestrutura, e é compatível com todos os principais provedores de nuvem. Quando pensamos no Kubernetes, precisamos começar a vê-lo como uma camada de abstração de infraestrutura, mesmo no topo da nuvem.
Se uma empresa decidir por um provedor de nuvem e mais tarde no caminho, essa decisão se mostrará errada, com o Kubernetes essa transição para um provedor de nuvem diferente é muito menos dolorosa.
A migração para um ambiente com várias nuvens (migração gradual), ambiente híbrido ou mesmo local pode ser realizada sem reprojetar o aplicativo e repensar toda a implantação. As necessidades em evolução das empresas devem ser atendidas de uma forma ou de outra, e a portabilidade, flexibilidade e extensibilidade que o Kubernetes oferece não devem ser negligenciadas.
Essa portabilidade também é um grande benefício para os desenvolvedores, pois está disponível a capacidade de abstrair a infraestrutura do aplicativo. O foco seria escrever código e agregar valor ao produto, mantendo um controle considerável sobre como a infraestrutura é configurada, sem se preocupar onde a infraestrutura estará.
Kubernetes como a plataforma nativa da nuvem
Ser nativo da nuvem é uma abordagem para projetar, construir e executar aplicativos que possuem um conjunto de características e uma metodologia de implantação que é confiável, previsível, escalonável e de alto desempenho.
Normalmente, os aplicativos nativos da nuvem têm arquitetura de microsserviços executada em contêineres leves e está usando as vantagens das tecnologias de nuvem.
A capacidade de adaptação rápida às mudanças é fundamental para que os negócios continuem crescendo e se mantenham competitivos. As tecnologias nativas da nuvem atendem a essas demandas, fornecendo a automação, flexibilidade, previsibilidade e observabilidade necessárias para gerenciar esse tipo de aplicativo.
Aprendizado de máquina e Kubernetes
O processo de construção de um modelo de IA eficaz e de uso na produção é complexo e demorado. De fato, leva tempo para usar um modelo treinado em IA em um aplicativo.
Muitas empresas gostariam de simplificar esse processo e facilitar a vida dos cientistas de dados ou engenheiros de Machine Learning (ML) com a introdução de um kit de ferramentas para acelerar todo o processo. Dessa forma, o número de operações necessárias para implantar esse aplicativo será significativamente reduzido, encurtando o tempo de lançamento do aplicativo no mercado.
Nesse cenário, as empresas podem aproveitar o poder do Kubernetes, pois todos os cálculos necessários para treinar o modelo de ML são realizados dentro do cluster. O cientista de dados ou engenheiro de ML precisará apenas limpar os dados e escrever o código. O resto será tratado por soluções baseada no Kubernetes, a exemplo do Red Hat OpenShift.
A crescente demanda por soluções baseadas em IA certamente promoverá ainda mais a adoção do Kubernetes.
Kubernetes no ciclo de vida de desenvolvimento de software
O Kubernetes também traz benefícios consideráveis para a metodologia de Integração e Entrega Contínua.
Depois que um aplicativo é implantado nas operações, o modo como funciona deve ser monitorado constantemente. Isso além de coletar o feedback dos usuários e desenvolver novos recursos.
Seja para testes, lançamentos frequentes ou implantação de versões mais recentes de um aplicativo, o Kubernetes torna tudo mais simples e gerenciável.
Arquitetura de microsserviços
Um caso de uso em que você deseja implantar uma solução complexa com muitos componentes que se comunicarão entre si é um cenário clássico para o Kubernetes. Isso está intimamente relacionado a outra tendência importante no desenvolvimento de software: arquitetura de microsserviço.
O Kubernetes incorporou ferramentas que ajuda a garantir que cada microsserviço tenha o seu funcionamento adequado. Graças a isso, os operadores de cluster podem ter certeza de que o aplicativo possui recursos suficientes para funcionar sem problemas, mas não desperdiça recursos valiosos.
É claro que, no estágio de design, deve-se decidir qual arquitetura é melhor para um determinado aplicativo, pois existem muitas abordagens diferentes para o desenvolvimento de software.
Os microsserviços nem sempre são a melhor escolha. Ainda assim, se a arquitetura de microsserviço for escolhida, o Kubernetes oferece uma série de vantagens. Ele simplifica todo o processo de gerenciamento de componentes do aplicativo e reduz consideravelmente o trabalho necessário para colocar o aplicativo em funcionamento.
Prepare-se para futuros casos de uso do Kubernetes
O Kubernetes é uma ferramenta em fluxo, com um grau de flexibilidade que “empresta” sua ferramenta de orquestração para muitos casos de uso, alguns dos quais ainda não são processos estabelecidos.
Na prática, Kubernetes permite que as empresas maximizem o potencial da nuvem. Alguns preveem que ele se tornará um elemento essencial para todo o desenvolvimento de software. Tem uma grande comunidade que se esforça para construir e melhorar este ecossistema do Kubernetes, e a Red Hat é uma delas.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.