Como as equipes de segurança têm a tarefa de aumentar rapidamente as proteções para trabalhadores remotos, uma das principais considerações que eles devem ter em mente é como proteger os dados, não importa onde residam ou viajem.
Este dificilmente é um problema novo. No entanto, o escopo amplamente ampliado do trabalho remoto hoje exige que as equipes de segurança revisitem políticas e tecnologias. Algumas soluções que podem ter sido suficientes para casos de uso isolados não protegem adequadamente uma força de trabalho completamente distribuída.
A implantação repentina de trabalho totalmente remoto empurrou muitos dados que antes residiam em redes corporativas para fora dos perímetros de segurança tradicionais.
Além do mais, até mesmo os dados que já estavam na nuvem agora têm mais probabilidade de ser compartilhados ou movidos por uma gama mais ampla de serviços SaaS, conforme os funcionários remotos descobrem como permanecer produtivos durante esse período de transição.
Para acompanhar essas mudanças, as equipes de segurança devem se ajustar rapidamente. A primeira etapa é fornecer aos usuários conectividade segura para todos os sistemas e armazenamentos de dados de que precisam para realizar seus trabalhos. Mas, além disso, a segurança também deve incluir políticas e práticas que a integram.
A proteção de dados em qualquer lugar começa com visibilidade e controle
Muitas organizações têm vários meios de rastrear o uso de dados e a conformidade com as políticas em painéis separados para determinados aplicativos em nuvem, sistemas locais, redes e terminais. No entanto, muitas vezes eles não têm a capacidade de ver ou controlar tudo em um só lugar.
Essa abordagem em silos torna difícil o suficiente para proteger os dados em um cenário de trabalho tradicional, mas é quase impossível para as equipes de segurança gerenciarem nesta era de trabalho totalmente remoto.
Existem novas situações em que os funcionários podem estar compartilhando dados confidenciais, onde dispositivos móveis raramente usados agora podem expor os dados a conexões Bluetooth inseguras e onde muitos dados críticos podem ser potencialmente impressos em massa por meio de uma impressora doméstica.
Para proteger os dados em qualquer lugar, as organizações precisam de uma maneira de gerenciar políticas unificadas em um único console que forneça visualizações em endpoints, sistemas locais, a rede corporativa e todos os aplicativos em nuvem.
Ajuste as políticas de dados com base no comportamento dos usuários
Com uma visão unificada em vigor, torna-se muito mais fácil para as organizações basear as interações normais do usuário com os dados para identificar comportamentos anômalos que podem alertar as equipes de segurança sobre violações de políticas e ameaças emergentes.
Mas apenas alertar sobre esses problemas não é suficiente. As equipes de segurança já sobrecarregadas precisam priorizar para lidar com o volume de alertas, alinhando as políticas de dados ao comportamento do usuário.
As organizações devem considerar maneiras de restringir automaticamente as políticas e os privilégios de dados quando os níveis de risco aumentam. Dessa forma, as equipes de segurança não precisarão se preocupar em policiar meticulosamente o uso de dados em toda uma força de trabalho remota.
Os negócios podem continuar normalmente para os usuários que interagem com os dados da mesma maneira que sempre fizeram. Mas quando os níveis de risco são elevados por meio de comportamento anormal e arriscado, o sistema pode acionar políticas de acesso mais fortes e privilégios de dados reduzidos.
Isso cria um aumento de velocidade para evitar que os dados sejam eliminados, ao mesmo tempo que dá aos profissionais de segurança a chance de examinar mais de perto os problemas mais flagrantes.
Quando as equipes de segurança podem aproveitar insights comportamentais para bloquear automaticamente as maiores ameaças e priorizar respostas de alerta, elas também podem fornecer a cobertura mais rápida e eficiente para seu programa de segurança de dados, não importa onde os dados ou os usuários estejam localizados.
Na Service IT, temos as habilidades e conhecimentos necessários para desenvolver uma solução de segurança cibernética para o seu negócio. Para obter mais informações sobre nossos serviços, entre em contato conosco agora mesmo.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago e Miami, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.