A cloud híbrida está, gradativamente, se tornando o design e o projeto-chave para a transformação digital nas empresas. Isso é o que aponta o estudo global conduzido pelo IBM Institute for Business Value (IBV), em colaboração com a Oxford Economics.
Segundo levantamento realizado em 47 países, incluindo Brasil, somente 5% dos executivos entrevistados relatam utilizar uma única nuvem privada ou pública em 2021.
Um outro estudo, de 2020, realizado pela IDC a pedido da IBM, revelou que 45% das empresas que estavam na nuvem pública planejavam levar pelo menos metade de suas cargas de trabalho para a nuvem privada em um prazo de até dois anos.
De fato, não é por acaso que cada vez mais empresas buscam implementar a cloud híbrida. Essa estratégia oferece uma série de ganhos em flexibilidade, gestão de custos, escalabilidade, resiliência, conformidade, dentre outros.
No entanto, para alcançar esses benefícios, é preciso contar com uma infraestrutura adequada. Nesse sentido, os servidores POWER10 fazem toda a diferença. Para saber os motivos, continue a leitura!
Por que investir em cloud híbrida?
Cloud híbrida se refere a um ambiente misto de computação, armazenamento e serviços de TI, composto de infraestrutura local, serviços de nuvem privada e uma nuvem pública com orquestração entre as várias plataformas.
Em suma, as nuvens híbridas oferecem os benefícios de nuvens públicas e privadas, além de aproveitar os recursos da arquitetura existente em um data center.
Contudo, essa abordagem conta com benefícios adicionais, como maior agilidade, controle sobre os dados e gestão de custos otimizada, dentre outros.
Por outro lado, as empresas precisam lidar com questões mais técnicas, como a projeção e investimento em equipamentos locais para suporte e garantir o bom funcionamento do ambiente híbrido.
Como os servidores POWER10 favorecem a cloud híbrida?
Uma nuvem híbrida implica em cargas de trabalho dinâmicas e, geralmente, um intenso fluxo de dados entre as diferentes fronteiras (por exemplo, nuvem versus local) e instâncias (nuvem privada e pública).
Isso cria um paradigma em termos de recursos de TI necessários para garantir o bom funcionamento da operação da sua empresa.
Nesse contexto, ganha destaque o processador IBM POWER10, que foi projetado para oferecer uma plataforma que atenda às necessidades exclusivas da cloud híbrida corporativa.
Em comparação com seu predecessor, o IBM POWER9, ele usa um design que oferece até 3x maior eficiência energética, capacidade de carga de trabalho, e densidade do contêiner.
Características do POWER10
O POWER10 é o primeiro processador comercializado da IBM desenvolvido com tecnologia de processo de 7nm.
Como mencionado, com essa tecnologia atualizada e um foco no design para desempenho e eficiência, espera-se que esse processador ofereça um ganho de até 3x em eficiência de energia do processador por soquete quando comparado ao POWER9.
Essa melhoria permite que os sistemas baseados em IBM POWER10 obtenham desempenho bem superior ao POWER9. Por exemplo, é possível alcançar aumentos de até três vezes no número de usuários, nas cargas de trabalho e na densidade de contêiner OpenShift para cargas de trabalho de nuvem híbrida.
Dessa forma, vários atributos do data center são afetados, gerando maior eficiência e reduzindo custos, como espaço e uso de energia.
Quais as vantagens da cloud híbrida com servidores POWER10?
Em comparação com o POWER 9, o IBM POWER10 passou por diversas melhorias, a fim de torná-lo ideal para ambientes de cloud híbrida. Vale destacar:
Desempenho compatível com as demandas de cloud híbrida
Segundo a IBM, o POWER10 oferece até 50% mais desempenho e escalabilidade do que seu predecessor, ao mesmo tempo que reduz o uso de energia e a pegada de carbono.
Maior proteção
Os novos recursos de segurança habilitados por hardware dos servidores POWER10 contam com criptografia de armazenamento transparente para oferecer suporte à segurança de ponta a ponta.
Além disso, o processador foi projetado para fornecer desempenho de criptografia significativamente mais rápido.
Comparado ao IBM POWER9, ele inclui quatro vezes o número de mecanismos de criptografia AES por núcleo para atingir padrões criptográficos futuros, como criptografia segura quântica e criptografia totalmente homomórfica.
Processamento de modelos de Inteligência Artificial (IA)
Novas arquiteturas de núcleo no processador POWER10 se traduzem na capacidade da CPU de reconhecer e processar informações de modelos de IA com mais rapidez e eficiência, chegando a superar em 20 vezes o seu predecessor.
Essa capacidade permitirá que as plataformas em cloud híbrida incorporem atribuições de IA, que este processador pode manipular facilmente.
Conclusão
Além de apresentar consistentes melhorias em relação a seu predecessor, o IBM POWER10 assume o papel de protagonista no mercado de TI.
Projetado para atender às necessidades específicas de cloud híbrida, essa geração de processadores oferece os recursos que sua empresa precisa para lidar com cargas de trabalho dinâmicas e com um ambiente de TI em constante evolução.
Em suma, o POWER10 oferece mais potência, mais eficiência, mais segurança, além de já preparar a sua empresa para os novos padrões de criptografia, muito mais ágeis e seguros.
A cloud híbrida oferece benefícios essenciais para o sucesso dos negócios. Por exemplo, ela oferece a flexibilidade de personalizar a alocação de recursos com serviços de nuvem externos, mantendo o controle e a segurança necessários dos recursos internos.
Assim, é possível permitir que as cargas de trabalho se movam entre a infraestrutura pública e privada, conforme as necessidades e os custos mudam.
Para uma estratégia bem-sucedida de cloud híbrida, é preciso contar com recursos como desempenho, proteção e possibilidade de incorporação de novas tecnologias, como a IA.
Tudo isso, você encontra nos servidores POWER10.
Quer saber mais sobre essa solução e como implementá-la na sua empresa? Fale agora mesmo com a Service IT.