Tempo de entrega de aplicações diminuiu de seis semanas para três dias
A Service IT, empresa especializada em outsourcing e consultoria, implementou um sistema de containers na Havan, uma das maiores lojas de departamentos do Brasil, em parceria com a Red Hat, líder mundial no fornecimento de soluções corporativas open source. Com a nova infraestrutura, a Havan reduziu o tempo de entrega de aplicações de seis semanas para três dias, diminuiu custos e o tempo de desenvolvimento de softwares e aprimorou seu processo de recrutamento de talentos em TI.
“Esse nosso case de sucesso com a Red Hat na Havan comprova que a transformação digital não apenas simplifica processos internos, como também é lucrativa para as empresas e permite que elas foquem o que realmente importa: o cliente”, opina Eduardo Gallo, presidente da Service IT.
A Havan mantinha suas operações em uma arquitetura tradicional de Microsoft Windows e SQL Server, que rodava dentro do seu próprio data center. O desenvolvimento de todas as aplicações, desde a compra e logística à venda em loja ou na internet, foi realizado por uma equipa interna de 200 pessoas, chamada Havan Labs. Inicialmente, o processo era realizado de forma manual. Devido a isso, muito tempo era consumido para publicar uma nova versão, que era propícia a falhas. A varejista chegou a implementar algumas práticas DevOps, mas a integração entre plataformas era precária, o que atrasava a entrega de bug fixes e novos recursos para melhorar a experiência dos usuários.
“Nosso processo de desenvolvimento tinha muitos passos e demorava muito tempo”, relembra Eder Varela, coordenador de Desenvolvimento do Havan Labs. “Primeiro, a aplicação precisava ser aprovada para ir para um ambiente de homologação, onde seria testada. Só depois a gente liberava para um ambiente de produção.”
Para acelerar o processo de desenvolvimento e acompanhar o ritmo de crescimento da empresa, o departamento de TI da Havan iniciou a busca de uma tecnologia mais moderna, que pudesse oferecer mais agilidade. Assim, a empresa decidiu procurar uma plataforma de containers em Kubernetes que pudesse rodar on-premise no equipamento e software do seu data center. Depois de trabalhar com a Service IT, parceira local da Red Hat, numa prova de conceito (PoC) bem-sucedida, a Havan decidiu adotar o Red Hat OpenShift como base do seu ambiente de desenvolvimento.
Instalado e executado pela Service IT, o Red Hat OpenShift oferece uma plataforma de aplicações em containers completa, que integra nativamente Kubernetes e outras tecnologias de vanguarda de containers. Ele fornece uma base para a arquitetura, processos e serviços que a Havan precisa para suportar as suas equipes de desenvolvimento e operações.
Graças ao seu ambiente de desenvolvimento baseado em containers, as equipes de TI da Havan podem criar e lançar aplicações novas mais rapidamente. O Red Hat OpenShift permite aos desenvolvedores operar de forma self-service e criar ambientes padronizados, mas com configuração customizada para os seus projetos. Isso fez com que o tempo de entrega de aplicações caísse de seis semanas para apenas três dias, reduziu o número de bugs e erros no ambiente de produção e permitiu que as equipes focassem o usuário final.
“Com menos bugs, economizamos tempo. Esse ambiente oferece liberdade e autonomia e, assim, poupamos tempo e dinheiro”, afirma Varela. “Além disso, se o número de funcionários e o número de lojas duplicassem, a gente teria de aumentar o nosso parque de máquinas e o nosso data center. Mas a solução da Red Hat permite uma economia de máquina e vai utilizar menos recursos, o que é fundamental para o nosso crescimento.”
Para otimizar a compatibilidade com o Red Hat Open Shift, os desenvolvedores da Havan transferiram seu trabalho em .NET Framework da Microsoft para o .NET Core, uma multiplataforma de código aberto (open source) que funciona nos sistemas operacionais Windows e Linux. Essa transição para uma estrutura mais flexível e ágil e uma moderna tecnologia de containers é um exemplo de uma mudança que ajudará a empresa a recrutar desenvolvedores qualificados.
Sobre a Service IT
Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing e consultoria. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente treinados e distribuídos em escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, com estrutura preparada para atender toda a América Latina.
Com um centro de operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes. Representa, como parte de seu portfólio de soluções de infraestrutura: Dell, IBM, Oracle, Red Hat, Veritas e VMware. Oferece as soluções de segurança Palo Alto, LogRhythm, Sophos, Qualys, Trend Micro, entre outas e atua como um parceiro estratégico em cada um desses fabricantes.
Mantém unidades de negócios especializadas em infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação, e investe na certificação e na capacitação de seus profissionais, para se destacar no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.