
Migração de bases foi realizada em 3 meses e garantiu ainda mais segurança sem prejuízos por indisponibilidade
São Paulo, outubro de 2024 – A Companhia Paranaense de Energia (Copel), uma das maiores empresas de energia do Brasil e que desempenha papel de destaque nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, necessitava modernizar seu ambiente computacional no segmento de bancos de dados Oracle almejando uma melhor performance, segurança e eficiência. Para tanto, a Copel contratou a Service IT, especializada em consultoria nas áreas de TI, cybersecurity e outsourcing, para conduzir a migração e sustentação de seus bancos de dados Oracle.
A parceria entre as empresas para a sustentação de bancos de dados teve início em novembro de 2022, porém no ano de 2023 a COPEL iniciou um estudo para atualização tecnológica de seus bancos de dados, buscando melhorias que deveriam ser realizadas para acompanhar a estratégia de negócio da empresa e trazer ganho de performance no ambiente. Em fevereiro, a Service IT e a COPEL assinaram contrato de serviços de nuvem privada (EXACC X10) e de migração de bancos de dados. O desafio principal era o prazo: era necessário concluir o projeto até 28 de junho, pois o equipamento anterior chegaria ao final de ciclo, representando um prejuízo financeiro e estratégico, caso o prazo não fosse cumprido.
“A implantação foi o segredo para o bom resultado do projeto. O tempo era curto, mas o conhecimento que nós já tínhamos sobre a Copel e a expertise da equipe no trabalho culminaram no sucesso da solução, com os bancos migrados com uma mínima indisponibilidade de serviços”, explica Thiago Uchoa, Head de Cloud da Service IT.
“O projeto trouxe benefícios para o negócio através do ganho de performance, disponibilidade e segurança. O fechamento mensal do sistema de billing passou de 3, 4 dias para metade do tempo”, analisa Thulla Mattar, Gerente de Infraestrutura e Plataforma de TI da Copel.
O contrato entre as companhias tem duração de quatro anos e, desde a migração, a Service IT fica responsável pela sustentação do ambiente. “Ao longo do projeto, nossa equipe esteve muito próxima do time da Copel, o que foi crucial para o sucesso da migração. Agora, seguimos acompanhando a jornada do cliente e assegurando a realização das melhorias necessárias”, reflete Thiago Uchoa.
“A entrega de um projeto desse porte e complexidade em um prazo tão exíguo só foi possível devido ao engajamento das equipes técnica e de negócio, a um planejamento assertivo e uma comunicação ágil e efetiva”, finaliza Thulla Mattar.
Sobre a Service IT
Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing, cybersecurity, cloud e consultoria. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente treinados e distribuídos em toda a América Latina. Com dois centros de operações próprios (NOC e SOC), a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus clientes e mantém unidades de negócios especializadas em infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação. A empresa investe na certificação e capacitação de seus profissionais, para se destacar no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.