Service IT migra banco de dados dos Correios para trazer mais agilidade e estabilidade à instituição

Service IT migra banco de dados dos Correios para trazer mais agilidade e estabilidade à instituição
Novo ambiente já registra evolução no processamento da folha de pagamento e cálculo de benefícios para empregadas e empregados, que está 20 vezes mais rápido.

 

São Paulo, fevereiro de 2024 – A Service IT, empresa especializada em consultoria nas áreas de TI, cybersecurity e outsourcing foi escolhida para comandar a migração e gerenciamento da plataforma de banco de dados Oracle em nuvem privada Oracle do Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional. O projeto tirou bases do ambiente legado para trazer mais estabilidade e performance nos processos internos da instituição, que já registra agilidade na folha de pagamento e no cálculo de benefícios, que está 20 vezes mais rápido.

 

Os Correios, que somam mais de 86 mil empregadas e empregados diretos nos 5.570 municípios brasileiros, vivem um profundo processo de transformação e modernização e, como parte do processo contínuo de melhoria em seus processos, abriram licitação para migrar 22 bases de ambiente legado, o que representa um universo de mais de 200 TeraBytes. A Service IT venceu a concorrência e comandou a transição para Oracle ExaCC, para trazer mais estabilidade e segurança aos processos internos da instituição. A empresa de tecnologia ficará responsável, por 48 meses, pelo gerenciamento de dados e equipamentos em Brasília e São Paulo. “Um dos principais desafios do projeto foi o cronograma justo para migração de um ambiente antigo que contava com equipamentos SPARC T5 em ambiente Unix. Os Correios precisavam que fosse feita em até 1 ano. A partir daí, entre receber os equipamentos e finalizar a entrega da transição completa, foram apenas 11 meses. Nossa equipe se dedicou incansavelmente em superar a meta de transição e entregá-la no menor prazo possível, o que normalmente seria feito em 1 ano e meio, em média.” explica Leandro Wienen, gerente de vendas para Governo da Service IT.

 

Cerca de 8 meses após a migração, os Correios já registram evolução nos processos: antes a empresa precisava de 6 horas para rodar completamente a folha de pagamento e agora esse tempo foi reduzido para apenas 2 horas. O tempo de cálculo de benefícios – como vale-alimentação e refeição – também diminuiu, de 50 minutos para 11 minutos, e o de vale-transporte passou de 45 minutos para apenas 2 minutos com o novo ambiente.

 

O projeto substituiu máquinas com mais de 10 anos de uso e o cliente final dos Correios também sentiu a melhoria, já que os processos internos estão mais rápidos e, consequentemente, os serviços digitais, como as consultas online, também. “Estamos em um mercado altamente competitivo e trabalhamos com prazo, então a flexibilidade que o projeto nos trouxe possibilitou mais eficiência, com ganho de produtividade geral” avalia Maria do Carmo Lara Perpétuo, diretora Econômico-Financeiro, de Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios.

 

Para a Service IT, a parceria representa uma oportunidade estratégica, segundo Laisa Capssa, Diretora Comercial da empresa: “Um projeto dessa grandeza comprova a nossa qualidade técnica, eficiência, agilidade e comprometimento com o cliente, o que nos credencia a participar de outros processos governamentais, além de sabermos que estamos contribuindo para termos um serviço público cada vez melhor”, finaliza.

 

 

Sobre a Service IT

Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing, cybersecurity, cloud e consultoria. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente treinados e distribuídos em toda a América Latina. Com dois centros de operações próprios (NOC e SOC), a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus clientes e mantém unidades de negócios especializadas em infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação. A empresa investe na certificação e capacitação de seus profissionais, para se destacar no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.

 

Sobre os Correios

Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios. Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do País, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 87 mil empregadas e empregados diretos. Para mais informações, acesse: www.correios.com.br.