Supere os 3 maiores obstáculos da segurança cibernética

Supere os 3 maiores obstáculos da segurança cibernética

A cada pouco, um novo caso de ataque malicioso chega a nossos ouvidos e não são apenas as grandes empresas que estão na mira dos hackers. De acordo com o FBI*, o cibercrime aumentou 300% em 2021 e o Fórum Econômico Mundial** afirmou que os ataques cibernéticos são um dos riscos mais significativos para as corporações, em todo o mundo.  

A consultoria EY Global*** ouviu 1000 executivos seniores de cibersegurança e 43% deles declararam que nunca estiveram tão preocupados com a segurança cibernética como agora e com suas capacidades de lidar com as ameaças. Todos concordamos que é difícil definir qual frente atacar primeiro, já que os executivos de cibersegurança devem ainda trabalhar para garantir sistemas resilientes e que suportem as transformações digitais em curso.  

Sabemos que é preciso incrementar a vigilância cibernética, reduzir a superfície de ataque, aumentar a visibilidade e proteger as cargas de trabalho. Sabemos que é preciso ter segurança consistente para cargas de trabalho executadas em ambientes de nuvem virtualizada, privada e híbrida, gerar relatórios de vulnerabilidade priorizados e contar com recursos de prevenção, detecção e resposta. É muita coisa e demanda um budget nem sempre disponível. O que fazer?  

Encare os problemas  

Temos visto um aumento crescente nos ataques de ransomware, com grande prejuízo para as empresas. Elas tinham antivírus e várias soluções de segurança cibernética, mas os hackers andam cada vez mais sofisticados em seus ataques.  Quando estudamos mais a fundo as empresas vítimas, vemos que elas têm vários problemas em comum e os três principais são:   

 

Comece a enfrentar os problemas de cibersegurança olhando para dentro da sua empresa, fazendo um diagnóstico do quanto esses 3 tópicos afetam o dia a dia.  As áreas de TI trabalham de forma apartada?  Falta visibilidade em tempo real? Há excesso de aplicações e alta complexidade? 

O rápido crescimento da superfície de ataque, com base em contêineres e cargas de trabalho efêmeras, exige que a segurança seja consolidada em uma plataforma unificada. Não dá mais para reagir a ameaças com produtos unitarefa.  As equipes de operações de TI, SecOps e DevOps precisam unir forças, trabalhar com visibilidade compartilhada e em tempo real dos workloads e contêineres, e devem se concentrar nas vulnerabilidades priorizadas segundo o risco. 

Visão ampla 

Para funcionar, a segurança cibernética deve ser vista de forma ampla. Por isso nossa abordagem tem sido a Segurança Intrínseca, que reforça requisitos sem aumentar a complexidade, levando em conta endpoints, cargas de trabalho, redes, espaços de trabalho e nuvens.   

A abordagem é inteligente, automatizada e integrada. Aproveitamos a infraestrutura e os pontos de controle de uma maneira nova, abrangendo quaisquer apps, nuvens ou dispositivos. Isso permite à empresa uma segurança cibernética robusta, capaz de identificar riscos e preveni-los, detectar ameaças e reagir com rapidez.  

O cibercrime tem grande impacto nas empresas, com prejuízos financeiros e de imagem. Por isso, a cibersegurança não pode ser vista como uma despesa e sim como uma funcionalidade de negócios. Não é mais uma questão de cuidado, mas um dever de lealdade aos consumidores e parceiros que confiaram seus dados a uma organização que não pode estar vulnerável.  

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais está em vigor, com incontáveis processos em curso, que exigem a reparação por danos decorrentes de vazamento de dados. É preciso agir preventivamente, de forma rápida e inteligente, com soluções adequadas.   

Nossa equipe técnica está à disposição e as soluções VMware proporcionam uma segurança integrada e eficiente, para todo tipo de dispositivo, rede e nuvem. VMware te dá a liberdade e o controle necessários para impulsionar os negócios na era multicloud.