Os fundamentos da virtualização permanecem relativamente inalterados em 2021, mas a tecnologia que os administradores usam para implementar e gerenciar servidores virtuais continua a evoluir.
Para construir fluxos de trabalho virtualizados mais flexíveis e adaptáveis, muitas organizações agora procuram usar DevOps e ofertas nativas da nuvem em seus data centers.
Outras tendências de virtualização se concentram na infraestrutura com maior suporte em infraestrutura hiperconvergente (HCI) , bem como o uso de contêineres Kubernetes. Esses avanços oferecem às equipes de TI uma ampla variedade de opções de como implantar seus aplicativos virtualizados no data center.
O efeito total das tecnologias nativas da nuvem – bem como forças como computação em nuvem, nuvens híbridas e computação de ponta – ainda está nos estágios iniciais. Aconteça o que acontecer, a virtualização não sobreviverá ilesa e crescerá junto com outras tecnologias de data center para atender às demandas das cargas de trabalho de amanhã.
DevOps, Kubernetes e HCI entre as principais tendências de virtualização
Mais organizações adotaram metodologias DevOps e tecnologias nativas da nuvem, como conteinerização, microsserviços e computação sem servidor. As equipes de TI implementam HCI para ajudar a simplificar as operações e oferecer suporte mais eficaz às cargas de trabalho virtualizadas.
Dadas essas tendências, não é surpresa que os fornecedores optem por aprimorar seus produtos de HCI para acomodar melhor o DevOps e os aplicativos nativos da nuvem.
Isso fica mais evidente com o número crescente de dispositivos HCI que integram o Kubernetes para orquestração de contêineres.
Um dispositivo HCI que ajuda a simplificar as implementações do Kubernetes é uma perspectiva convidativa para muitas equipes de TI, especialmente porque a maioria também executa aplicativos tradicionais e continuará a fazer no futuro previsível.
Os principais fornecedores de HCI já integram o Kubernetes em suas ofertas. A Red Hat em sua solução OpenShift, por exemplo, está pronta para empresas com operações automatizadas em todo o stack. Sua função é gerenciar implantações de nuvem híbrida e multicloud. O Red Hat OpenShift é otimizado para aprimorar a produtividade do desenvolvedor e promover a inovação.
HCI e Kubernetes fornecem recursos semelhantes à virtualização de cargas de trabalho em contêineres
As VMs fornecem ambientes seguros independentes uns dos outros, o que torna mais fácil proteger os aplicativos, mesmo em circunstâncias altamente regulamentadas.
Esse isolamento permite que as equipes de DevOps implantem várias VMs independentes que podem acomodar diferentes requisitos de carga de trabalho e evitar possíveis conflitos de aplicativos.
O software de virtualização que conduz um HCI normalmente oferece suporte a modelos de VM, o que facilita a rotação de VMs muito mais rapidamente do que a implantação de um servidor físico.
O HCI também vem com ferramentas avançadas e recursos de garantia de qualidade para gerenciar VMs e suas configurações. Os servidores virtuais que hospedam ferramentas ou contêineres DevOps podem usar instantâneos ou backups automatizados, bem como monitoramento e análises.
Muitas ofertas de HCI também fornecem APIs para integração de ferramentas de terceiros que permitem que as equipes de DevOps automatizem e orquestrem operações para integração e entrega contínuas.
A virtualização tem a ganhar com DevOps e HCI compatível com contêiner Kubernetes
Essas ofertas de HCI beneficiam DevOps e tecnologias nativas da nuvem de várias maneiras, em grande parte devido à forma como a virtualização atua na entrega de serviços. Mas a virtualização só tem a ganhar com DevOps e HCI compatível com contêiner Kubernetes.
Essas tecnologias forçam as ferramentas de virtualização a acomodar aplicativos modernos, em vez de se limitarem aos aplicativos tradicionais, o software de virtualização deve ser flexível o suficiente para lidar com os dois tipos de carga de trabalho para adoção contínua.
Muitas ferramentas DevOps agora oferecem suporte a implantações virtuais, o que significa que os servidores virtuais continuam a desempenhar um papel fundamental na entrega de aplicativos.
Há também um esforço crescente para criar software que possa oferecer suporte a VMs e contêineres com mais facilidade.
KubeVirt, por exemplo, é um complemento do Kubernetes que possibilita o suporte a aplicativos em contêineres, bem como aqueles que não podem ser facilmente contêineres. Ele permite que as equipes de DevOps criem, implantem e orquestrem aplicativos que residem em contêineres e VMs lado a lado.
Kubernetes é rei
Enquanto 2021 acontece, a segunda geração de ofertas de desenvolvimento do Kubernetes tornará os projetos baseados em contêineres mais fáceis de construir.
Com o Kubernetes agora o meio preferido de orquestrar contêineres de qualquer tipo, a tendência é que os desenvolvedores invistam nessa tecnologia, pois ela servirá como uma força motriz por trás de muitas tendências tecnológicas importantes, como o aumento do desenvolvimento de software operacionalizado em áreas como dados para DataOps e ciência de dados para MLOps.
Se você trabalha em TI e é responsável por dar suporte à modernização de aplicativos, deve ser capaz de oferecer suporte ao desenvolvimento em contêineres Kubernetes. Com a HCI e computação em nuvem, o caminho para oferecer suporte a arquiteturas de VM e de contêiner na mesma plataforma é rápido, simples e direto, maximizando a flexibilidade e minimizando os riscos.
Sobre a Service IT
Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!
A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.