As empresas estão reconhecendo cada vez mais os benefícios de fornecer aos usuários acesso em qualquer lugar, a qualquer hora aos dados e aplicativos corporativos por meio de uma infraestrutura de desktop virtual (VDI).
Com clientes VDI disponíveis para smartphones e tablets, as empresas podem multiplicar benefícios de uma plataforma de Virtualização de Desktop para diferentes setores e profissionais da empresa. Mas só porque você pode fornecer uma plataforma VDI móvel, isso não significa necessariamente que você deve.
Aqui estão cinco perguntas que você deve fazer para ajudar a determinar se uma plataforma de VDI móvel é uma boa opção para seus usuários.
1. O que você está tentando alcançar: acesso remoto ou acesso móvel?
Existe uma diferença entre acesso remoto e acesso móvel . O acesso remoto significa acessar seu ambiente principal quando você não está no escritório, por exemplo. O acesso móvel significa acessar seus aplicativos de trabalho e dados de qualquer lugar.
Seus computadores em tempo integral e parcial precisam de acesso remoto? Eles podem se conectar à rede corporativa por meio de uma plataforma VDI, VPN ou um aplicativo da Web. Mas seus dispositivos de computação, sejam desktops ou laptops , sempre acessam a rede de fora do escritório e geralmente de um local consistente, como um escritório doméstico.
Essas pessoas realizam as responsabilidades normais do dia-a-dia, que podem incluir a criação de documentos e apresentações, participação em teleconferências, gerenciamento de subordinados e estratégias com a gestão. Resumindo, eles estão fazendo tudo o que fariam dentro do escritório?
Seus vendedores, executivos e outros viajantes frequentes precisam de acesso móvel. Essas pessoas respondem a emails, revisam documentos e verificam o status dos projetos enquanto estão em movimento. Esses são itens de ação amplamente táticos.
Observe que, embora o acesso remoto possa ser móvel – quando um usuário acessa recursos de rede em uma VPN implantada em um laptop, por exemplo – o acesso móvel nem sempre é prático para o usuário que precisa de acesso remoto.
2. Quais aplicativos seu usuário precisa acessar?
A Virtualização de Desktop móvel ou VDI em um dispositivo móvel, seja um laptop, smartphone ou tablet, dá aos usuários acesso a todo o seu desktop. Isso pode não ser necessário para os guerreiros da estrada que precisam apenas responder ao e-mail.
Se, por outro lado, o departamento de vendas acessa e atualiza vários aplicativos em trânsito – o aplicativo CRM , PowerPoint, Word e SharePoint, por exemplo – pode fazer sentido conceder a eles o acesso total que um VDI oferece.
3. Você tem tecnologias móveis padronizadas ou tem políticas abertas para smartphones e tablets?
É aqui que pode ficar complicado. As empresas podem economizar dinheiro apoiando uma política de “traga seu próprio dispositivo” e implantando a virtualização de desktop nos dispositivos pessoais dos funcionários. No entanto, implantar clientes VDI para vários sistemas operacionais é uma possível dor de cabeça de gerenciamento.
Nem todos os fornecedores de virtualização oferecem uma versão móvel de seus clientes VDI, enquanto outros oferecem uma versão móvel para alguns sistemas operacionais de dispositivos móveis, mas não para outros.
Uma maneira de contornar isso é usar um cliente que funciona em telefones e tablets iPhone, iPad e Android e é compatível com as principais plataformas VDI.
4. O que é mais importante: eficiência ou conveniência?
A capacidade de acessar todos os recursos da rede a partir de um smartphone ou tablet apresenta vantagens adicionais para o usuário. A conveniência de carregar um dispositivo leve tem um custo de eficiência.
Transmitir um VDI por longas distâncias e uma rede pública pode apresentar problemas de latência. Carregar um documento grande pode até travar o dispositivo e causar o travamento de uma sessão. Depois, há a necessidade de se adaptar a uma nova forma de trabalhar.
Os fornecedores de virtualização alteram os aplicativos para torná-los amigáveis à tela de toque. Os usuários devem reaprender onde encontrar os controles. Eles também devem estar confortáveis ao digitar em um pequeno teclado de smartphone ou em uma tela sensível ao toque. Para usuários que digitam muito, essas opções podem não ser viáveis.
5. VDI móvel via tablet? Via smartphone? Ou ambos?
O fator de forma geralmente não é um problema ao conectar um computador tablet a aplicativos desenvolvidos para desktops, mas representa um problema ao conectar um smartphone a esses mesmos aplicativos.
Existem ferramentas comerciais que permitem a você modificar aplicativos corporativos para acomodar a tela de 3 a 4 polegadas e torná-los disponíveis por meio de um VDI. No entanto, essa etapa extra pode não valer o esforço se os usuários precisarem de acesso a vários aplicativos e estiverem fazendo muito mais do que visualizar documentos ou dados.
Em última análise, você deve entender exatamente quais recursos de rede seus usuários precisam acessar e como os utilizam durante as viagens. Depois de obter essas informações, você pode começar a determinar que função uma plataforma VDI desempenhará em sua estratégia de acesso móvel.
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