Um data center requer atenção cuidadosa ao gerenciamento da sua infraestrutura. Estratégias e ferramentas sólidas de gerenciamento são essenciais para implantações, e os administradores de TI e os líderes de negócios devem considerar várias métricas importantes para ajudar a avaliar o estado e o desempenho de cada site de borda.
Isso inclui disponibilidade da infraestrutura: site, servidores, rede, armazenamento e processamento de dados em uma visão que facilita o gerenciamento e o provisionamento de recursos para administradores e gestores de empresas.
Quando se trata de gerenciamento de computação de ponta, há pouco valor no rastreamento constante de métricas de computação granulares, como CPU, capacidade ou utilização de memória.
Essas métricas granulares geralmente são mais relevantes em ambientes dinâmicos virtualizados, enquanto os sites de computação de borda geralmente são mais estáticos.
KPIs essenciais para o gerenciamento de servidores em um data center
1. Disponibilidade de servidores
Qualquer infraestrutura de TI é um investimento significativo em tempo, dinheiro e hardware. Os dados coletados e o trabalho realizado em cada local de borda representam um valor mensurável para os negócios.
Medidas de disponibilidade e do tempo de atividade de servidores são indicadores importantes de desempenho para TI e uso comercial. A disponibilidade é tradicionalmente representada como uma porcentagem do total de horas por mês em comparação às horas de trabalho por mês.
Algum tempo de inatividade é perfeitamente normal. Os logs ajudam a correlacionar o tempo de inatividade com fatores externos, como interrupções de energia ou WAN, e fornecem aos negócios oportunidades de aprimoramento, como adicionar um sistema de energia suplementar ou utilizar um serviço WAN alternativo.
Quando uma empresa calcula o valor do trabalho de um conjunto de servidores, o tempo de inatividade pode se traduzir em perda de receita ou custos de tempo de inatividade, como uma consideração objetiva para atualização da infraestrutura do data center.
2. Desempenho de rede
Métricas de rede, como utilização de largura de banda e latência entre servidores e outros ativos de tecnologia no data center, ajudam os líderes de TI e de negócios a entender como a LAN e a WAN se comportam ao longo do tempo nos diferentes sites da empresa.
Os números da largura de banda medem a enorme quantidade de tráfego que circula pela rede, enquanto a latência indica atrasos entre os pacotes de dados enviados e reconhecidos.
No gerenciamento da infraestrutura de TI, as preocupações de largura de banda e latência podem estar relacionadas. À medida que a largura de banda se aproxima da capacidade máxima, a latência aumenta frequentemente para indicar o congestionamento da rede.
Se a latência aumentar inesperadamente, à medida que o uso da largura de banda permanecer modesto, poderá haver problemas de infraestrutura ocultos em outros lugares, o que poderá exigir uma atenção maior.
3. Capacidade de armazenamento
A infraestrutura de servidores em um data center é tão relevante devido à necessidade das organizações de armazenar e processar grandes volumes de dados que não podem ser prontamente movidas para um data center centralizado.
Além disso, as métricas de utilização de armazenamento geralmente são relatadas como uma porcentagem ou proporção do armazenamento usado versus a capacidade total disponível.
Os líderes de TI e de negócios monitoram essa utilização para determinar se e quando os servidores precisam de mais espaço.
As informações geradas pelas métricas de armazenamento podem orientar decisões sobre políticas de retenção de dados e decisões de proteção e backup de dados.
Por fim, o planejamento da capacidade de armazenamento é fundamental aqui, porque muitos data centers podem ser remotos e as organizações geralmente precisam enviar pessoal para realizar uma atualização como um exercício de engenharia de campo, como parte do gerenciamento de dados de negócio.
A importância de monitorar e gerenciar métricas de recursos no data center
Os mais diferentes tipos de data centers hospedam cargas de trabalho que executam a coleta e o processamento de dados, como normalizar ou traduzir dados. Isso normalmente requer um determinado número de servidores executando aplicativos.
Em uma configuração de gerenciamento de data center, é mais benéfico seguir métricas mais abstratas, como disponibilidade de carga de trabalho e monitorar cada uma no local com alguma forma de APM (Application Performance Monitoring).
O software APM rastreia recursos granulares de computação, como utilização da CPU, uso de memória, taxa de transferência de dados e utilização de largura de banda, além de outros elementos, como transações e I/O.
Medir os resultados do APM em relação a uma linha de base de desempenho pode ajudar os líderes de TI e de negócios a determinar o desempenho e a disponibilidade relativos de cada carga de trabalho de cada data center utilizada em uma arquitetura de negócios.
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