Algo muito crítico pode estar escondido em seu data center

Algo muito crítico pode estar escondido em seu data center

Os administradores de data centers devem avaliar regularmente o desempenho de hardware e software para ajudá-los a tomar decisões sobre atualizações e recursos.

Os indicadores de desempenho são uma maneira assertiva de obter uma perspectiva que pode ajudar as operações de negócios a rastrear a integridade do data center e monitorar componentes individuais, a exemplo do armazenamento, processamento e rede.

Desta forma, para garantir que a estrutura utilizada em seu data center esteja atualizada, hardware e software precisam estar em dia conforme a demanda operacional, e o uso de KPIs é altamente recomendado para alcançar os objetivos de eficiência e resultados, demonstrando inclusive problemas críticos escondidos na infraestrutura de TI.

Utilize dados capturados em tempo real

As organizações precisam de adaptabilidade e agilidade, não apenas no nível de armazenamento, mas todos os componentes trabalhando juntos. Não se trata apenas de discos, mas também do perfil de desempenho e do que é crítico para os negócios.

Indicadores de utilização

Esse indicador mostra a proporção da capacidade de armazenamento usada em comparação com a capacidade total de armazenamento.

Uma baixa proporção indica o desperdício de armazenamento, pois pouco do armazenamento disponível está sendo usado. Os líderes de negócios geralmente limitam novos investimentos em armazenamento quando o KPI de utilização é baixo.

Uma alta taxa indica a necessidade de capacidade adicional e pode ajudar tomadores de decisão a justificar as compras de hardware de armazenamento.

Indicadores de disponibilidade

Essa é a proporção do tempo de atividade medido versus o tempo de atividade planejado ou desejado. A disponibilidade é medida para os principais subsistemas de armazenamento, como servidores de armazenamento ou matrizes de armazenamento.

Uma taxa extremamente alta indica que um recurso de armazenamento específico está disponível na maioria das vezes. À medida que o índice diminui, os líderes de negócios podem rastrear os alertas antecipados de problemas que podem afetar a disponibilidade da carga de trabalho, a satisfação do usuário e a receita do negócio.

Indisponibilidade planejada

Essa é a proporção entre o tempo de inatividade real e o tempo de inatividade planejado. Um KPI de 1.0 significa que o trabalho executado em um recurso de armazenamento foi concluído dentro do período alocado. Uma proporção de menos de 1.0 indica que o tempo de inatividade real é menor do que o previsto.

Se a taxa subir acima de 1,0, o tempo de inatividade real é maior que o esperado.

Ter um valor superior a 1,0 pode indicar problemas de pessoal, faltas de equipamento, atrasos de aprovação de compras ou horas de serviço prolongadas. Os líderes de negócios geralmente usam esse KPI de data center como um indicador de eficácia operacional e podem fazer uma análise de causa raiz se ela for consistentemente alta.

A importância do datacenter para o seu negócio

Hoje, uma empresa vive e morre pela TI, e a arquitetura tecnológica é a principal força motriz no data center.

Com cada iteração, CPUs, DRAM e os demais componentes se tornando exponencialmente mais rápidos, as empresas não podem correr o risco com atrasos ou perda de performance em suas operações críticas.

A realidade para muitas empresas tem sido arquiteturas de TI legadas em data centers que não conseguem acompanhar o ritmo acelerado das mudanças digitais. O progresso tem sido contido em torno de redes monolíticas, onde todo o desempenho e capacidade de processamento não estão prontos para o escalonamento.

Mas em um mundo com fome de aplicativos, uma arquitetura de TI deve estar apta para o seu propósito. A sua arquitetura tecnológica está pronta para o impacto da atual Transformação Digital?

Para saber mais sobre a importância dos indicadores de desempenho e de que forma eles podem ajudar na construção de um datacenter operacional e seguro, baixe gratuitamente o e-book: Conheça os indicadores de performance quando o assunto é armazenamento de dados, e comece agora mesmo seu projeto de melhoria em seu datacenter.

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.