Acelere DevOps por meio do armazenamento Flash

Acelere DevOps por meio do armazenamento Flash

A produtividade dos desenvolvedores determina a velocidade da inovação do produto e sua disponibilidade ao mercado. O armazenamento eficiente por meio do armazenamento Flash para DevOps acelera todo o processo de desenvolvimento e produção para potencializar a competitividade da empresa.

De fato, no processo de desenvolvimento de novos produtos de tecnologia, para tornar sua construção mais rápida, a agilidade dos processos de teste e a implantação contínua reduzirá o tempo entre verificar requisitos e corrigir erros. 

Além disso, os recursos relacionados à inovação são sempre limitados. Considerando a qualidade e o orçamento, isso representa um desafio de como alocar investimentos com eficiência com recursos escassos, principalmente  ao implementar DevOps em ambientes de alta disponibilidade com altas cargas de trabalho.

Embora haja uma variedade de ferramentas de software disponíveis para facilitar o crescimento efetivo do DevOps em uma organização de TI, a infraestrutura de armazenamento flash de alto desempenho, eficiente e fácil de usar pode ter um efeito positivo e mudar fundamentalmente o jogo.

3 maneiras pelas quais as equipes de DevOps podem acelerar seu desenvolvimento com uso do armazenamento em flash

À medida que a velocidade de desenvolvimento se tornou uma vantagem competitiva, a equipe de DevOps procurou possibilitar a integração contínua e a entrega contínua (CI/CD).

CI/CD ajuda os desenvolvedores a superar enormes tensões no processo de desenvolvimento e teste de software. Ao longo dos anos, o desenvolvimento de software migrou do nível corporativo, onde há vastos recursos, para pequenas lojas de desenvolvimento que correm para acompanhar a demanda gerada por bilhões de smartphones e outros dispositivos móveis de consumo.

Para que o processo de CI/CD seja bem-sucedido, ele deve ser rápido e eficiente. Quaisquer obstáculos potenciais que atrasem qualquer parte do processo aumentam os tempos de ciclo e retardam a entrega.

Normalmente, aqueles que gerenciam a infraestrutura de TI são vistos como responsáveis ​​por fornecer os recursos necessários para dar suporte ao processo de CI/CD. Mas também é tarefa das operações garantir que a infraestrutura facilite processos de desenvolvimento ágeis que permitam CI/CD com o mínimo de gargalos no pipeline. É neste momento que o armazenamento em flash faz toda a diferença.

  1. Opere no nível da VM e do contêiner

Os fluxos de trabalho de desenvolvimento em DevOps são geralmente executados em VMs ou em contêineres e, portanto, a automação deve ser criada no mesmo nível de granularidade. Isso requer o armazenamento certo, que pode acelerar bastante os fluxos de trabalho de CI/CD, eliminando os números ou volumes de unidades lógicas herdadas, operando em VMs e contêineres.

A chave é automatizar tudo diretamente no nível de VM ou contêiner para remover a complexidade e possibilitar o aproveitamento de processos relacionados ao armazenamento para acelerar seu pipeline de CI/CD. Instantâneos, clonagem e replicação — recursos comuns do armazenamento totalmente flash — também devem ser considerados para economizar tempo e capacidade de armazenamento.

  1. Remova os gargalos de desenvolvimento relacionados à capacidade e o desempenho

Não é incomum que a capacidade de armazenamento e o desempenho se tornem gargalos no pipeline de CI/CD. Se a equipe de DevOps tiver que sentar e esperar que os processos sejam concluídos ou que a capacidade e o desempenho fiquem disponíveis, isso pode afetar os tempos de construção do software e retardar os testes.

Ao aplicar armazenamento flash no nível da VM e do contêiner, os times de desenvolvimento DevOps podem impedir automaticamente que as cargas de trabalho de CI/CD interfiram umas nas outras e atrapalhem as coisas. 

Isso permite, por exemplo, gerar dezenas, centenas ou até milhares de cargas de trabalho de teste em paralelo, e você nunca mais vai precisar se preocupar com o balanceamento de carga ou o posicionamento de diferentes tipos, tamanhos ou números de VMs dentro de volumes de unidades lógicas.

A clonagem ao nível de VM com uso do armazenamento Flash permite que você tenha quantos ambientes com cópias completas de banco de dados forem necessários e criando novos ambientes quase instantaneamente.

  1. Sincronize VMs para acelerar o provisionamento de ambientes de desenvolvimento e teste através do armazenamento Flash

É importante atualizar as cargas de trabalho de teste com os dados mais recentes da produção com a maior frequência possível. Uma das melhores maneiras de evitar bugs e problemas de integração é realizar testes de integração com dados de produção. 

No entanto, para realizar esse teste, você precisa atualizar os dados e fazer várias cópias e reconstruir o ambiente, incluindo todas as configurações de VM necessárias. Esse processo pode ser complicado, demorado e propenso a erros.

Mas ao sincronizar as VMs através do armazenamento Flash, você pode realizar atualizações e simplificar o processo sem reconstruir todo o ambiente. Como resultado, há menos interrupções e você pode atualizar regularmente.

Ao considerar os itens acima em seu projeto de infraestrutura e decisões de compra, você pode ajudar a garantir que suas equipes de DevOps nunca fiquem sem recursos e passem seu tempo focados no código, não na infraestrutura.

Acompanhe o ritmo do DevOps

As empresas estão se movendo mais ferozmente para a mistura de TI virtual e física, local e baseada em nuvem. Isso significa ser vital que a infraestrutura de armazenamento de uma organização se integre perfeitamente para funcionar em ambientes físicos e virtuais. 

Ter isso desde o início, através do uso do armazenamento em flash, permitirá o uso eficiente dos ambientes DevOps para atingir seus objetivos. Tudo isso eliminando quaisquer preocupações com desempenho, escalabilidade, capacidade de gerenciamento, resiliência e flexibilidade.

Escolher o armazenamento certo para sustentar a plataforma de infraestrutura de TI de uma organização é necessário para apoiar o negócio em seu desejo de ser simples, rápido e flexível. 

A adoção de armazenamento em flash que pode operar no nível da VM e fornecer desempenho de aplicativos garantirá que os dados estejam prontos para o modelo DevOps. Se o requisito for entregar dados em velocidade, as organizações simplesmente não podem se dar ao luxo de manter seu armazenamento na via lenta.

Sobre a Service IT

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.