MetrôRio otimiza 35% dos recursos de back office em parceria com Service IT

MetrôRio otimiza 35% dos recursos de back office  em parceria com Service IT

Empresa de transportes migrou processos na nuvem e implementou Oracle Cloud Infrastructure em apenas seis meses

 

 

São Paulo, novembro de 2023 – A Service IT, empresa especializada em outsourcing e consultoria nas áreas de TI e cybersecurity, em parceria com a Oracle, foi escolhida pelo MetrôRio para a implementação do Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Este foi o caminho escolhido pela concessionária para estabelecer sua nova estrutura de backoffice após mudança de grupo controlador.

 

Guiada pela Service IT, a companhia de transportes tinha apenas seis meses para migrar processos administrativos, contábeis e de manutenção executados no sistema SAP ERP. O período era referente ao prazo para a troca de controle da empresa. Para que a reestruturação trouxesse economia e ganho de desempenho com agilidade, o OCI foi a opção escolhida com estimativa de redução de custos de 35% em cinco anos, quando comparado a outros modelos avaliados.  Além disso, o OCI possui uma arquitetura referência definida para execução do SAP NetWeaver, sendo essa uma arquitetura “Three-Tier”, considerando bancos de dados em Exadata Cloud Services (ExaCS) e os servidores de aplicação executados em instâncias (servidores) Oracle Cloud Compute.

 

A arquitetura “Three-Tier” em OCI, considerando bancos de dados em Exadata Cloud Services (ExaCS) e hospedagem dos servidores de aplicação em instâncias (servidores) Oracle Cloud Compute, tem como principal benefício ser uma oferta de arquitetura de nuvem completa e integrada. Os bancos de dados Oracle costumam ser executados até 7,8 vezes mais rápido no Oracle Cloud Infrastructure (OCI) em comparação com o provedor líder de nuvem, além de utilizar de vários serviços de segurança e governança entregues por um provedor de nuvem com preços muito competitivos.

 

O ambiente SAP do MetroRio estava hospedado em um ambiente virtualizado VMware on premise, como arquitetura de SAP applications e SAP databases no modelo “Three-Tier”.  O primeiro desafio foi acomodar o projeto dentro do orçamento e o segundo foi dimensionar um novo licenciamento que atendesse simultaneamente os requisitos da solução de software, que fosse compatível com Oracle Cloud (OCI).

 

“Em momentos de tomada de decisão sobre a adoção de tecnologias, é mandatório ter como bússola os requisitos técnicos dos sistemas e dos negócios, considerando qual é o modelo de pagamento que está mais aderente à estratégia da empresa em médio e longo prazo, com mente aberta para novos modelos de consumo e serviços disponíveis.  É importante para as organizações contar com um parceiro de tecnologia especializado, com foco na jornada do cliente, para que a transformação ocorra de maneira equilibrada, com benefícios para o negócio através de investimentos justificáveis”, analisa Thiago Uchoa, Head de Cloud da Service IT.

 

Ao implementar e executar o projeto, a economia foi nítida. Ao considerar o capital necessário para compra de servidores, cabeamento, refrigeração, licenças de banco de dados, além de atualizações de hardware entre 5 e 10 anos do antigo data center, a migração para nuvem, com consumo previsível, fez a companhia constatar a estimativa de economia nos próximos cinco anos.

 

“Tivemos um projeto muito desafiador por ser o nosso primeiro de cloud e por ter uma restrição de prazo muito agressiva. Sem dúvidas, passamos por muitos desafios durante o projeto, mas conseguimos atingir todos os objetivos com a dedicação e capacidades técnica dos times envolvidos. Contar com um parceiro capacitado e com foco no cliente foi um fator determinante para o sucesso da jornada”, finaliza Apolo Moura de Araújo, Gerente de TI do MetroRio

 

 

Sobre a Service IT

Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing, cybersecurity, cloud e consultoria. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente treinados e distribuídos em toda a América Latina. Com dois centros de operações próprios (NOC e SOC), a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus clientes e mantém unidades de negócios especializadas em infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação. A empresa investe na certificação e capacitação de seus profissionais, para se destacar no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.