MSP ou equipe de TI interna? 4 benefícios dos serviços de nuvem gerenciado

MSP ou equipe de TI interna? 4 benefícios dos serviços de nuvem gerenciado

Um número crescente de empresas está optando por usar serviços de nuvem para acelerar a inovação, evitar gastos de capital, aumentar a escalabilidade e aproveitar as mais recentes tecnologias.

Assim como você, essas empresas constatam o papel vital que a nuvem pode desempenhar para atingir as metas de negócios e, em última análise, fornecer melhores resultados em seu segmento.

Os benefícios potenciais da nuvem são reais. Mas estabelecer um ambiente de nuvem e gerenciar esse ambiente daqui para frente pode ser um desafio, mesmo para equipes internas de TI bem preparadas.

O tempo, os custos e os riscos de depender exclusivamente do pessoal existente para migração e gerenciamento da nuvem podem prejudicar os benefícios de adotar a nuvem como estrutura tecnológica da empresa.

Trabalhar com um provedor de serviços gerenciados (MSP) pode ajudá-lo a enfrentar os principais desafios da nuvem. Ao combinar a experiência com recursos para automatizar tarefas essenciais de gerenciamento, o MSP pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo a nuvem.

Por que você deve alocar seu time de TI interno em projetos mais estratégicos ao seu negócio e adotar um MSP para ajudar na migração para a nuvem?

  1. Acelere o tempo de entrada no mercado

A nuvem promete agilidade. A maioria dos provedores de serviços em nuvem permite que você provisione novos ambientes em uma pequena fração do tempo que levaria para comprar, instalar e configurar a infraestrutura em seu próprio data center.

Ainda assim, se você precisar contratar novos funcionários ou treinar sua equipe existente para gerenciar esses serviços em nuvem, perderá essa agilidade.

O MSP certo pode ajudá-lo a configurar um ambiente de nuvem que atenda às necessidades específicas de sua organização em muito menos tempo do que levaria para atualizar sua equipe interna.

Você pode eliminar o trabalho de pesquisar serviços em nuvem, aprender novas ferramentas e corrigir erros inevitáveis. Com um MSP, você pode fazer as coisas certas na primeira vez e começar a obter os benefícios da nuvem mais rapidamente.

  1. Aproveite todos os benefícios de seu investimento em nuvem

O valor real da nuvem vem da capacidade de automatizar tantos processos que são tradicionalmente feitos manualmente, como implantações, atualizações de infraestrutura e processos de segurança.

Se você tentar aproveitar a equipe de TI existente com experiência principalmente na execução de ambientes locais, corre o risco de executar seu ambiente de nuvem da mesma forma que executa seu data center.

Quando você emprega processos de gerenciamento manual em vez de alavancar a automação, o que muitas vezes vemos acontecer é que a nuvem dificilmente fornece qualquer valor adicional e as organizações veem o projeto falhar.

O MSP ajudará sua equipe de TI a aproveitar ao máximo as automações e os recursos que a nuvem tem a oferecer. Você ganhará flexibilidade e agilidade, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo necessário para colocar os recursos no mercado.

  1. Reduza os riscos de segurança

As empresas que geralmente são responsáveis ​​por grandes volumes de informações  de clientes, são alvos de cibercriminosos com mais frequência do que qualquer outro tipo de negócio. Proteger essas informações é fundamental para manter a conformidade regulatória e evitar multas devastadoras e custos de remediação.

Mas implantar e gerenciar soluções de segurança para seu ambiente de nuvem pode exigir novas habilidades. Em comparação com a proteção de um data center local, proteger seu ambiente de nuvem pode exigir que sua equipe implemente novas ferramentas e resolva tipos distintos de ameaças.

Um MSP pode oferecer profundo conhecimento em segurança na nuvem para ajudar a identificar vulnerabilidades em potencial, selecionar as ferramentas certas para resolvê-las e automatizar o gerenciamento contínuo de segurança.

  1. Economize dinheiro ganhando previsibilidade sobre os recursos de TI

Pode parecer que usar o pessoal interno existente seria a maneira mais eficiente e econômica de gerenciar um ambiente de nuvem. Mas você precisa considerar o tempo e os custos de treinamento de sua equipe.

A contratação de especialistas em nuvem individuais é uma opção, embora, dada a alta demanda por pessoas com essas habilidades, possa ser muito caro. Enquanto isso, a alta taxa de rotatividade entre os especialistas em nuvem significa que você pode ter que integrar novos funcionários repetidamente.

Além disso, sem a governança correta, os desenvolvedores têm liberdade para criar infraestrutura em seu ambiente de nuvem. Como resultado, muitos líderes de TI veem sua conta aumentar em vez de diminuir, sem qualquer visibilidade ou controle sobre as cobranças geradas.

A parceria com um MSP pode reduzir custos ao fornecer especialistas em nuvem treinados, eliminando a necessidade de treinar e certificar a equipe de TI existente, bem como a necessidade de contratar e reter nova equipe de TI.

Além disso, um MSP pode ajudá-lo a manter os custos sob controle implementando governança, proteções e visibilidade adequadas.

Fique à frente da concorrência

Ao trabalhar com um MSP para gerenciar seu ambiente de nuvem, você pode liberar sua equipe interna para atividades mais estratégicas, atividades que agregam valor para sua organização e seus clientes.

Em vez de trabalhar para atender a requisitos de segurança rigorosos ou aprender ferramentas de nuvem, sua equipe pode se concentrar no desenvolvimento de novos aplicativos, gerar novos insights e fornecer serviços inovadores.

Essa estratégia gera resultados positivos para o seu negócio. Quando sua equipe tem mais tempo para se concentrar em suas principais metas de negócios, você pode ficar à frente dos concorrentes, incluindo todas as empresas que tentam gerenciar novos ambientes de nuvem por conta própria.