O desempenho da infraestrutura de TI é fundamental para a Transformação Digital das empresas

O desempenho da infraestrutura de TI é fundamental para a Transformação Digital das empresas

IT performance management ou gerenciamento de desempenho de TI é a supervisão da infraestrutura tecnológica de uma organização para garantir que os principais indicadores de desempenho (KPIs), níveis de serviço e orçamentos estejam em conformidade com os objetivos das empresas.

O termo engloba decisões de compra, padronização de equipamentos de TI e orientação sobre capital e recursos humanos.

Além de monitorar a infraestrutura tecnológica, a gestão de desempenho ajuda as equipes de operações de TI em diversas atividades consideradas fundamentais para a organização.

  • Coletar e analisar métricas de desempenho ao longo do tempo.
  • Prever futuras demandas e identificar recursos abandonados ou subutilizados.
  • Manter um acompanhamento do desempenho geral do sistema, virtualização de servidores, gerenciamento de nuvem, desempenho de aplicativos, rede e armazenamento.

Portanto, o gerenciamento de desempenho é estratégico para as empresas que buscam fazer parte da atual Transformação Digital.

O uso de ferramentas faz parte do processo para análise de desempenho

As ferramentas de gerenciamento de desempenho são especialmente necessárias à medida que mais aspectos de um ambiente de TI se tornam virtualizados e mais complexos.

A virtualização de vários aspectos da infraestrutura pode ser fácil, mas significa que a infraestrutura pode crescer dez vezes, e é por isso que as ferramentas de monitoramento são essenciais para o gerenciamento eficiente de toda arquitetura.

De uma maneira geral, ferramentas mais simples fornecem dados brutos, o que significa que as equipes de operações de TI deve primeiro entender as informações para agir de forma assertiva.

Desta forma, cada vez mais as soluções de gerenciamento de desempenho de TI tem se tornado importantes. Elas analisam os dados coletados para encontrar possíveis bugs ou irregularidades que podem levar à falha.

Além disso, as ferramentas de gerenciamento de desempenho de TI preditivas buscam descobrir o início dos problemas e corrigi-los antes que ocorram.

Ao analisar o desempenho da infraestrutura de TI, é possível priorizar áreas críticas da empresa

Quando as coisas estão quebrando regularmente e as pessoas estão correndo para “apagar incêndios”, algo problemático está acontecendo na estrutura de TI.

Como você sabe, as interrupções são inevitáveis, porém, elas devem ser usadas como oportunidades para uma análise de desempenho de TI, gerando um planejamento para remediar futuras ocorrências e evitar que a mesma falha ocorra novamente, nem que comprometa as operações de negócio.

Mais importante do que a interrupção é como a equipe a gerencia e como faz para preveni-la. Este é um bom indicador de onde o tempo e esforço devem ser colocados na melhoria dos processos de TI.

A Transformação Digital das empresas depende do bom desempenho da estrutura tecnológica

Um bom primeiro passo para a garantir o desempenho de TI é, pelo menos, seguir as boas práticas, uma metodologia a exemplo de DevOps ou ITIL. Ambos têm seus méritos e cada equipe ou empresa precisa decidir o que melhor se adequa a eles.

O mais importante em todo esse processo é ter a consciência que os projetos nunca serão 100% sem problemas. Entretanto, o tratamento para incidentes e mudanças, sejam eles grandes ou pequenos, deve ser planejado.

As duas metodologias citadas como exemplo, DevOps e ITIL, abrangem como lidar com as mudanças, mesmo que de forma abrangente. Mais uma vez, o fundamental aqui é minimizar as interrupções e reduzir os impactos nas operações.

Sem essas adequações, fica praticamente impossível as empresas que buscam a Transformação Digital ou uma migração para o mundo digital alcançarem seus objetivos futuros com base em tecnologia e inovação.

Quais foram as mudanças que sua empresa fez após uma avaliação de desempenho de TI?

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.