O EDR é parte integrante de uma iniciativa de segurança da informação e não é um software antivírus

O EDR é parte integrante de uma iniciativa de segurança da informação e não é um software antivírus

Nas empresas modernas de hoje, o endpoint surgiu como um ponto central de risco. Tudo agora flui pelo endpoint: usuários e identidades são autenticados, cargas de trabalho na nuvem são movimentadas, aplicativos de negócios críticos e arquivos são acessados ​​por meio do endpoint e todos os tipos de dados corporativos passam por ele.

À medida que os ambientes de trabalho remoto se tornam rapidamente a norma para as empresas em todo o mundo, o endpoint fica ainda mais consolidado como o gateway central para os ativos e dados confidenciais mais importantes das empresas.

Ao mesmo tempo, a mudança para uma força de trabalho distribuída tornou a proteção do endpoint cada vez mais difícil. Com funcionários operando em vários locais e em redes diferentes, manter a visibilidade e a segurança de cada endpoint tornou-se mais complexo.

Segurança do endpoint se tornou crucial

Basicamente, a detecção e resposta de endpoint (EDR) é um sistema para coletar e analisar informações relacionadas a ameaças de segurança de estações de trabalho de computadores e outros endpoints. Seu objetivo é encontrar violações de segurança à medida que elas ocorrem e facilitar uma resposta rápida a ameaças descobertas ou potenciais.

O termo “detecção e resposta de endpoint” descreve apenas os recursos gerais de um conjunto de ferramentas. Uma implementação de EDR pode ir além e abranger:

  • Ferramenta específica construída para um propósito de proteção.
  • Pequena parte de uma ferramenta maior de monitoramento de segurança.
  • Coleção solta de ferramentas usadas em conjunto para realizar a tarefa.

Porém, à medida que os cibercriminosos atualizam continuamente seus métodos e estratégias visando ataques cibernéticos, os sistemas de proteção tradicionais ficam para trás.

Na prática, o EDR combina análise de dados e comportamento, o que os torna eficazes contra ameaças emergentes e ataques ativos, como:

  • Malware;
  • Cadeias de exploração emergentes;
  • Ransomware;
  • Ameaças persistentes avançadas (APT).

O comprometimento bem-sucedido de um endpoint pode colocar uma organização em risco e fornecer o cenário perfeito para ataques e roubo de dados.

O EDR é parte integrante de uma iniciativa completa de segurança da informação

E não é um software antivírus, porém, o EDR pode ter recursos ou usar dados de outro produto semelhante. O antivírus é tradicionalmente conhecido como o principal responsável pela proteção contra software malicioso conhecido, enquanto um programa de proteção e resposta de endpoint bem executado encontra novas explorações à medida que são executadas, detectando atividades maliciosas de um invasor durante um incidente ativo.

Isso permite que o EDR detecte ataques de malware sem arquivo e invasores usando credenciais roubadas, que o antivírus tradicional sozinho não impedirá. No entanto, muitos sistemas de detecção e resposta de endpoint fazem parte de produtos antivírus de última geração.

O papel de um sistema EDR se divide em duas categorias:

  • Coleta e análise de informações
  • Resposta à ameaça

Os recursos de coleta e análise de informações do EDR reúnem e organizam dados de terminais e, em seguida, usam essas informações para identificar irregularidades ou tendências. Ele usa muitas fontes de dados de um endpoint, que pode incluir histórico, monitoramento de desempenho, dados de configuração, entre outras informações.

E os recursos de resposta a ameaças do EDR, basicamente, ajudam o operador a tomar ações corretivas, diagnosticar outros problemas e realizar análises forenses, o que pode permitir o rastreamento de problemas e ajudar a detectar atividades semelhantes ou auxiliar uma investigação.

Os recursos forenses ajudam a estabelecer cronogramas, identificar os sistemas afetados após a violação e podem coletar artefatos ou investigar a memória ativa do sistema em terminais suspeitos. A combinação de dados situacionais históricos e atuais ajuda a fornecer uma imagem mais completa durante um incidente.

Além disso, alguns sistemas de detecção e resposta de endpoint podem executar atividades de correção automatizadas, como desconectar ou interromper processos comprometidos, além de alertar o usuário ou o grupo de segurança da informação. Eles também podem isolar e desabilitar ativamente endpoints ou contas suspeitas.

Um bom sistema de resposta a incidentes também ajudará a coordenar as equipes durante um incidente ativo, ajudando a reduzir seu impacto

Por fim, as ferramentas de detecção e resposta de endpoint permitem que as organizações monitorem continuamente endpoints e servidores para detectar comportamentos potencialmente maliciosos.

Ferramentas eficazes de EDR podem detectar e responder a esses eventos para mitigar os danos ao endpoint e à rede mais ampla.

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