Por que os Kubernetes devem fazer parte de sua estratégia de nuvem híbrida?

Por que os Kubernetes devem fazer parte de sua estratégia de nuvem híbrida?

A migração para a nuvem pública fornece às empresas a agilidade necessária e simplifica a implantação, atualização e escala de aplicativos. As empresas ganham esses benefícios enquanto convertem despesas de capital iniciais significativas em despesas mensais contínuas.

 Muitas empresas desejam aproveitar esses recursos com suas nuvens privadas e híbridas, mas precisam de um sistema de orquestração de gerenciamento. O Kubernetes preenche esse vazio.

O Desafio de gerenciar aplicativos modernos 

Uma nuvem privada aproveita os mesmos benefícios da nuvem pública sem assumir os riscos da infraestrutura de uma arquitetura pública. Mas os desenvolvedores e a equipe de operações devem construir e gerenciar sua infraestrutura de aplicações. 

Os aplicativos tradicionais criam grandes blocos de código monolítico que são difíceis de gerenciar. A nuvem apresenta um design de software moderno, baseado em contêineres e microsserviços. Os contêineres e microsserviços dividem esse código em pequenos pedaços orquestrados em tempo de execução. 

Na prática, as empresas precisam de novas ferramentas para criar e gerenciar esse ambiente.

O poder do Kubernetes 

Kubernetes é uma solução de orquestração que simplifica a implantação e o gerenciamento de contêineres e microsserviços. A arquitetura de código aberto separa as dependências do aplicativo abstraindo a infraestrutura do computador da pilha do aplicativo. Esses recursos capacitam as empresas a: 

  • Alocar recursos, como armazenamento, computação e rede, para um aplicativo de forma dinâmica;
  • Mover aplicativos e ferramentas de infraestrutura com mais liberdade; 
  • Construir aplicativos por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs) que não precisam mexer em sua infraestrutura;
  • Tirar proveito da automação encontrada com ferramentas de gestão modernas; 
  • Evitar o uso manual de dados para realizar tarefas de rotina, como conectar um aplicativo à rede corporativa.

O uso de Kubernetes como parte de sua estratégia de nuvem híbrida, torna todo o processo muito mais simples.

Pode ser difícil mover dados e aplicativos entre diferentes tipos de nuvens e serviços de provedores. É aí que entra o Kubernetes. 

O Kubernetes foi criado com uma variedade de cargas de trabalho e tipos de aplicativos em mente. Ele foi feito para ajudar as organizações a migrar aplicativos em diferentes infraestruturas. 

Quando usado em conjunto com uma infraestrutura de nuvem híbrida, o Kubernetes pode ser imensamente eficaz para resolver o problema de regulamentação da transferência de dados global.

Por causa da portabilidade e agilidade, armazenamento aprimorado e aplicativos prontos para fabricação, as organizações recorrem aos aplicativos de última geração em uma arquitetura de nuvem híbrida.

Além disso, você pode aproveitar ao máximo a conteinerização, optando por ferramentas de orquestração, a exemplo da solução Red Hat OpenShift. Sua natureza inovadora se conecta perfeitamente às tecnologias DevOps convencionais. Consequentemente, as organizações podem acelerar o tempo de lançamento no mercado, simplificando tarefas repetitivas e reduzindo custos.

Desta forma, os contêineres podem ser replicados e executados em clusters por meio do Kubernetes. A escalabilidade é a vantagem mais significativa, pois os clusters podem ser aumentados ou reduzidos com facilidade. Portanto, os requisitos de carga de trabalho são atendidos de forma mais eficiente em ambientes de nuvem pública e privada.

A implementação cruzada de contêineres e Kubernetes permite vantagens como implantação de software para teste, conversão de grandes aplicativos em microsserviços, automação de gerenciamento de imagens e muito mais!

Esses benefícios mostram que a conexão entre o Kubernetes e os ambientes de nuvem híbrida é forte e mutuamente benéfica. 

Kubernetes oferece às empresas em potencial uma visão do futuro e uma vantagem competitiva. 

O Kubernetes já se consolidou no mercado e cada vez mais organizações continuam a integrá-lo a cada ano. Daqui para frente, o Kubernetes se tornará o padrão de arquitetura em nuvem híbrida que pode gerenciar contêineres, máquinas virtuais, cargas de trabalho tradicionais e soluções inovadoras para o mercado.

Sobre a Service IT

Tecnologia é a nossa especialidade! Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT possui uma equipe de profissionais altamente treinados e capazes de atender as demandas de tecnologia da sua empresa. E por isso, se responder a perguntas como a que foi feita ainda é um desafio para sua empresa, entre em contato agora mesmo!

A Service IT é especializada em outsourcing e consultoria de tecnologia. Distribuída através de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Santiago, a empresa possui estrutura preparada para atender toda a América Latina. Com um Centro de Operações próprio, a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus principais clientes com foco em infraestrutura, managed services, cloud e segurança.