Proteger sua organização contra ataques cibernéticos pode, às vezes, parecer um trabalho sem fim. Assim que você tiver garantido um ponto fraco, outro aparecerá. Isso pode desmoralizar qualquer organização e fazê-la acreditar que boas práticas de segurança da informação são impossíveis.
No entanto, existe uma solução — mas requer uma forma diferente de pensar.
As organizações devem parar de olhar para cada ameaça individual à medida que ela surge e, em vez disso, construir defesas equipadas para lidar com qualquer coisa que os criminosos cibernéticos joguem contra você.
Fazer isso é mais simples do que parece. Isso porque, por mais que as táticas dos cibercriminosos evoluam, eles tendem a seguir a mesma metodologia básica. Se suas medidas de segurança levarem em conta as maneiras pelas quais você é o alvo, em vez de formas específicas de ataque, você se defenderá com eficácia de uma série de ataques.
Neste artigo, destacamos cinco boas práticas que você pode adotar para melhorar a maneira como aborda a segurança da informação!
1. Eduque seus funcionários
A maioria das empresas gasta grande parte de seu orçamento de segurança com equipes jurídicas e tecnologias de firewall de ponta e, embora sejam essenciais para administrar com segurança uma empresa moderna, o número de violações de dados nos últimos anos mostra que medidas adicionais precisam ser tomadas.
A abordagem à segurança de dados precisa ser multifacetada, em vez de simplista e unilateral. Não importa quanto dinheiro está sendo gasto com esse problema, todo ele pode ser desperdiçado se você não preencher todas as lacunas de segurança que sua organização possa ter.
O primeiro passo para isso é educar sua equipe sobre a importância da segurança e conformidade dos dados. É impossível implementar totalmente suas políticas de proteção de dados ou resolver problemas de privacidade e conformidade se sua equipe não for devidamente treinada.
Cada funcionário precisa estar ciente de que uma única falha de conformidade pode ter um efeito dominó devastador em toda a empresa. Sem um treinamento eficaz e a adoção de uma mentalidade focada em segurança e conformidade em todas as suas equipes e departamentos, todos os seus investimentos e esforços anteriores podem ser inúteis.
2. Revise regularmente as políticas e procedimentos
Suas políticas de segurança são o guia que conduzirá a proteção na sua empresa. Elas fornecem um esboço dos princípios que a organização segue e das práticas aceitáveis que seus funcionários devem seguir para manter os dados seguros.
Nesta área, a ISO 27001 pode ajudar. O padrão contém uma lista abrangente de controles que as organizações podem escolher adotar se decidirem que devem lidar com uma ameaça identificada. Ela aborda algumas políticas que as organizações devem implementar, incluindo aquelas relacionadas ao acesso remoto, criação e gerenciamento de senhas e regras sobre o uso aceitável.
Ao escrever políticas e procedimentos, as organizações podem garantir que os funcionários entendam suas obrigações de segurança e consolidar as lições ensinadas durante o treinamento de conscientização da equipe.
3. Limite o acesso aos dados
Mesmo com um treinamento intensivo de funcionários, você possivelmente não pode estar totalmente protegido contra erros humanos. Na verdade, o erro humano é a causa da maioria das violações e falhas de conformidade. Se seus funcionários não estão cientes dos procedimentos adequados ou são descuidados, você não conseguirá evitar completamente os riscos de segurança.
Você pode se esforçar para ensinar sua equipe e certificar-se de que seus funcionários são confiáveis, mas você precisa ir ainda mais longe se quiser minimizar o risco de erros. Limitar o acesso dos funcionários aos dados é uma maneira eficaz de levar seus esforços de segurança e conformidade um passo adiante.
Pergunte a si mesmo qual membro de sua equipe realmente precisa de acesso a dados confidenciais e quem monitora esse acesso. Seus funcionários devem ter acesso apenas aos dados absolutamente essenciais para o desempenho de suas funções. Quanto menos funcionários tiverem acesso a dados confidenciais, menor será o risco de manuseio incorreto.
4. Atualize seus programas regularmente
Os hackers são especialistas em explorar vulnerabilidades de segurança em seus sistemas. Em geral, essas vulnerabilidades são identificadas pelos próprios fabricantes dos sistemas, que divulgam patches para corrigir o problema antes que ele cause danos. No entanto, muitas organizações falham em fazer a atualização em tempo hábil, dando tempo para que os hackers possam explorá-la.
Certifique-se de que seus sistemas estão sempre atualizados com o patch mais recente. Isso evitará que você deixe “portas abertas” para os hackers entrarem. Você também pode contar com sistemas de gerenciamento automático de patches, para que esse trabalho não precise ser realizado manualmente.
Uma forma de fazer isso é investindo na criptografia. Certifique-se de que todos os dados sejam armazenados em um formato criptografado. Dessa forma, mesmo que sejam interceptados, eles não poderão ser lidos por agentes não autorizados.
5. Use métodos eficazes de autenticação
É fácil visualizar ameaças originadas de fora de sua organização. No entanto, a realidade é que são seus internos que podem potencialmente prejudicá-lo mais. Devido à sua natureza, os ataques internos podem ser difíceis de detectar e prevenir.
Uma maneira gratuita e indolor de melhorar rapidamente a segurança é usar a autenticação de dois fatores — não apenas para suas contas, mas para cada conta de cada membro da equipe. Pode parecer tedioso ter que passar por outra camada de autenticação, mais do que apenas um nome de usuário e senha, mas é incrivelmente eficaz contra as ameaças internas.
Além disso, também é necessário conscientizar todos sobre o uso de senhas fortes. Senhas fracas são fáceis de hackear e serem descobertas pelos cibercriminosos. Crie uma política de senhas e garanta que seus funcionários são conscientes sobre ela e segue cada detalhe.
Em uma era em que o crime cibernético e as violações de dados são mais prevalentes do que nunca, as empresas não podem se dar ao luxo de ignorar a segurança dos dados. Invista nessas boas práticas e veja sua proteção aumentar!
E se precisar de ajuda, os especialistas da Service IT podem ajudar! Entre em contato conosco e saiba como.