Projeto foi realizado em apenas 7 meses e com o desafio de manter disponibilidade para que usuários do Plano de Saúde não fossem afetados em nenhum momento
São Paulo, outubro de 2024 – Para migrar mais de 200 servidores on premises para um ambiente multicloud e, com isso, desenvolver novos negócios, a Central Nacional Unimed, a operadora do Sistema Unimed em todo o país, escolheu a Service IT, especializada em consultoria nas áreas de TI, cybersecurity e outsourcing, para desenhar um projeto de migração dos ERPs da instituição para nuvem. Após a jornada de migração para quatro diferentes clouds, a companhia de saúde registrou redução de 85% no tempo de entrega de projetos de inovação e ganho de performance, refletindo em mais disponibilidade para o usuário.
O projeto teve início quando a Central Nacional Unimed identificou que precisava de uma operação e sustentação em nuvem, que trouxesse escalabilidade e transparência, para acelerar novos projetos da instituição. A companhia escolheu a Service IT como parceira da jornada, para que criasse um modelo de governança multicloud personalizado, trabalhando com Oracle, Azure, Google e AWS ao final do projeto, que precisaria ser concluído em sete meses, pois a companhia teria um alto custo em hardware, após o prazo, para investir em expansão. “Nós tínhamos uma limitação, até física, de crescimento e teríamos um custo muito alto para reverter isso. Estávamos no limite, não conseguíamos entregar novos ambientes e projetos, então a parceria foi necessária para mudar o panorama. Nos trouxe outra infraestrutura, agregou escalabilidade e uma operação estabilizada, para que pudéssemos acelerar novos negócios”, explica Juliana Ricci, Gerente de infraestrutura de TI e Cloud na Central Nacional Unimed.
A migração trouxe eficiência operacional, redução de 50% no tempo de resolução de crises – com o ganho de performance e transparência – e acabou com a limitação que fazia com que a companhia precisasse reter novos projetos. “Conforme o roadmap da Unimed Nacional, nós projetamos um ambiente disponível, híbrido, com comunicação altamente redundante, que traz disponibilidade, confiabilidade e suporte, sem que o usuário do Plano de Saúde fosse afetado. Nosso desafio é ter uma visão agnóstica, que permita apontar sempre a melhor estratégia para nossa parceira”, reflete Thiago Uchoa, Head de Cloud da Service IT.
A migração virou referência internamente, a parceria entre Service IT e Unimed CNU já construiu modelos de operações e gestão técnica em dois hospitais, nove postos de coleta e para o Pronto Socorro em Salvador. O projeto torna-se um legado para que as gestões seguintes possam, estrategicamente, inovar continuamente. “Agora, a Service IT apoia o que for necessário em cada nuvem. Com a migração estabilizada, não existe mais a limitação para crescimento tecnológico, o ambiente permite movimento de modernização constante”, alega Thiago Uchoa.
“A Service IT entrou nos novos negócios da Unimed Nacional oferecendo recursos próprios. O projeto é estratégico, inteligente, pois nos permite crescer, ter novas soluções, tendo um parceiro com expertise para indicar o melhor para a companhia”, finaliza Juliana Ricci, Gerente de infraestrutura de TI e Cloud na Central Nacional Unimed.
Sobre a Service IT
Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing, cybersecurity, cloud e consultoria. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente treinados e distribuídos em toda a América Latina. Com dois centros de operações próprios (NOC e SOC), a Service IT monitora e gerencia o ambiente de TI de seus clientes e mantém unidades de negócios especializadas em infraestrutura, gerenciamento de serviços, cloud computing e segurança da informação. A empresa investe na certificação e capacitação de seus profissionais, para se destacar no mercado e prestar serviços que superem as expectativas de seus clientes.
Atendimento à imprensa
brsa – Branding and Sales
Guilherme Sawaia – (19) 9.9110.1330 gsawaia@brsa.com.br
Marcia Becker – (11) 9.8472.9941 mbecker@brsa.com.br
